Pular para o conteúdo principal

Onde encontrar cursos de Francês grátis em Paris?

S
Muita gente não sabe, mas a prefeitura de Paris disponibiliza cursos gratuitos de francês para estrangeiros que vivem aqui (você paga apenas uma pequena taxa de inscrição). Os cursos são ministrados por associações e pagos com subvenções do Estado. O objetivo: além de possibilitar ao estrangeiro o aprendizado da língua, fazer com ele se integre aos hábitos e cultura francesa. 

Os cursos são voltados para quem não fala nada em francês, compreendendo os níveis A1 e A2 (iniciais). Algumas associações fazem um trabalho extra e acompanham alguns alunos até o nível B1, que é quando já é possível entender bem, falar razoavelmente e se virar sozinho no dia-a-dia. 

Vale lembrar que os cursos de francês são caros e esta é uma oportunidade para quem quer sair do zero sem comprometer o orçamento. Caso queira melhorar ainda mais seu francês, poderá continuar investindo em cursos privados como a Aliança Francesa ou Universidade de Sourbonne (o estado só oferece gratuitamente os níveis citados acima). 

O Viver Paris sugere 2 opções de bons cursos de francês oferecidos gratuitamente a estrangeiros que moram em Paris:

1 - Centre d'Animation Jean Verdier -  este é o meu preferido e um dos mais mais concorridos em Paris, graças a maestria  e sensibilidade da professora Dominique Durchon. É o tipo de curso de língua que você aprende sem perceber. As inscrições começam em janeiro (para quem não fala nada). Em maio abrem-se as inscrições para quem já fala ou entende um pouco de francês. A última entrada é em setembro (alunos que estão no A2 indo ao nível B1). A inscrição custa 28€ por todo trimestre. As aulas são nas segundas, terças e quinta-feiras, durante toda manhã. 

Atualização setembro 2016: as regras para inscrições neste curso mudaram. Para saber mais clique aqui.

Onde fica?
11, Rue de Lancry - 75010 Paris
Metrô linhas 3, 5, 8, 9, 11 (Estação République). 


2 - Association d'Education Populaire Notre Dame des Champs - associação localizada próxima da Torre de Montparnasse. Lá eles também oferecem cursos de língua francesa para estrangeiros. Os módulos A1 e A2 tem duração de 6 meses e as aulas acontecem nas segundas, terças, quintas e sexta-feiras. Existem também dois horários: 14h às 16 e 19h30 às 21h30. A inscrição custa 90€ o semestre inteiro. 


Onde fica?

92 bis, Boulevard du Montparnasse - 75014 Paris

Metrô - 4 (Vavin)

Para se inscrever em ambos os cursos, basta apresentar um comprovante de onde você mora na região parisiense, além do passaporte (ambos os cursos não exigem que o aluno esteja legal no país). 

Aproveite esta e mais dicas curtindo a página do Viver Paris no Facebook. Clique aqui para curtir! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa