Pular para o conteúdo principal

Atualizado: As restrições na França com a Covid-19


ATUALIZAÇÃO 11/08/21: Como obter o QR Code com o passaporte sanitário francês?

Se você não mora na França e está organizando a sua viagem ou passagem pelo país nos próximos dias já deve ter se perguntado quais são as regras impostas pela epidemia de covid-19. Usar máscara onde? Posso entrar em locais fechados sem a vacina? O confinamento e toque de recolher ainda estão vigorando? Nosso blog resolveu tirar todas as suas duvidas neste post e abordar como funciona o Passe Sanitário na França, que entra 100% em vigor no 9 de agosto. 

O que é o passe sanitário?

Resumindo, o passe sanitário na França é um QR code que pode ser impresso ou armazenado no smartphone e que atesta que você está imune ou não contaminado pela covid-19. Para se ter o passe sanitário é preciso estar completamente vacinado, apresentar um teste RT-PCR de menos de 48 horas ou estar comprovadamente imune a covid-19 após ter sido contaminado e se curado. O passe sanitário francês é válido em toda a Europa e vice-versa. 

Com que idade o passe sanitário é obrigatório?

A partir de 18 anos o passe sanitário é obrigatório para todos, sem exceção. Crianças abaixo ce 12 anos não precisam (por enquanto) do passe sanitário. Já adolescentes de 12 a 17 anos, o passe sanitário só será obrigatório a partir do 30 de agosto.

E se eu não tiver o passe sanitário, poderei viajar normalmente pela França?

Poderá viajar para França, mas não viverá normalmente por causa das restrições. Para incentivar que a população francesa se vacine o mais rápido possível e evitar uma nova onda de covid-19 no país, o governo francês aprovou no último dia 26/07/21 novas regras que impõem o passe sanitário. Sem estar vacinado, por exemplo, você não poderá, a partir do dia 9 de agosto, entrar em museus, parques, cinemas, bares e restaurantes. Viagens de trem (de longa distância apenas) e de avião também só serão possíveis para os vacinados e aqueles que apresentem teste RT-PCR com menos de 48 horas. 

Como o turista brasileiro poderei obter o passe sanitário francês?

Os brasileiros estão autorizados a entrar na França sem restrições desde o dia 17 de julho. Teoricamente, basta que o brasileiro esteja completamente vacinado (vacinas Pfizer, AstraZeneca, Moderna e Janssen) para poderem entrar na França. O problema até agora é que não existe um certificado internacional de vacinação contra a covid-19 e os governos do Brasil e França ainda não esclareceram como um cidadão brasileiro poderá certificar a vacinação aplicada no Brasil. Sem este acordo, impossível de gerar um QR code por vacinação para se ter acesso aos locais públicos na França, o que dificulta e torna quase impossível o turismo no país. Mais precisões sobre este inconveniente devem ser expostas nos próximos dias. O que se sabe até agora é que alguns monumentos como a torre Eiffel aceitam a apresentação do cartão de vacinação de países de fora da UE como prova de vacinação, permitindo a entrada de turistas estrangeiros. 

E tudo está aberto na França?

Sim, o segundo confinamento na França acabou completamente no dia 30 de junho de 2021. A partir desta data todas as restrições foram retiradas e o comércio, locais culturais, restaurantes e bares finalmente reabriram. O uso da máscara continua obrigatório em locais fechados e no transporte público. Nas ruas, o uso da máscara não é obrigatório na maioria das cidades, como em Paris por exemplo, onde podemos circular sem máscara no exterior. 

Qual a multa para quem não respeita as regras?

O não uso de máscara em locais fechados ou transporte público pode ocasionar multa de 135 euros (podendo chegar a 1,5 mil em casos de reincidência), por isto é melhor não ariscar. Os estabelecimentos que não controlam o uso da máscara e o passe sanitário (QR Code) também podem ser multados e fechados administrativamente em caso de desrespeito das regras. 

Para visitar a Torre Eiffel é preciso usar máscara?

Sim. o uso de máscara é obrigatório para se visitar a Torre Eiffel, mesmo sendo uma área aberta. A apresentação do passe sanitário também é obrigatório para se visitar a dama de ferro. A boa notícia é que a Torre Eiffel aceita o cartão de vacinação do país do turista de fora da União Europeia como prova de vacinação, dispensando o uso do QR code francês ou Europeu. 

Para ir ao supermercado, farmácias e hospitais é preciso estar vacinado?

Não. O acesso a locais essenciais não necessita apresentação do passe sanitário e o acesso é livre. Apenas o uso da máscara é obrigatório. 

Preciso estar vacinado para pegar o metrô em Paris?

Não, o transporte público para se locomover dentro das grandes cidades é considerado essencial, não sendo obrigatório a apresentação do passe sanitário. Apenas o uso da máscara, como já foi dito, é obrigatório. Portanto, caso use trens de longa distância, como os TGVs, a apresentação do passe sanitário será obrigatório a partir do 1 de agosto. 

Sou estrangeiro e estou de passagem pela França, posso me vacinar contra o covid-19?

Não. Por enquanto a vacinação contra a covid-19 é administrada gratuitamente em estrangeiros que vivem regularmente na França. Imigrantes em situação irregular também podem se vacinar, mas precisam estar cadastrados da AME, que é a assistência médica gratuita para pessoas em situação precária, irregular ou em processo de solicitação de asilo político.

E se eu for detectado positivo a civid-19 quando estiver de férias na França?

Você deverá se isolar 14 dias. Antes de viajar para a França, verifique com sua agência de viagens se o seguro saúde que você contratou (obrigatório para viagens à Europa) cobre despesas médicas, de eventuais internações e repatriamento por covid-19. A gratuidade na saúde na França aplica-se apenas ao cidadãos franceses e residentes. 

Posso cruzar a fronteira e visitar outros países europeus?

Embora estejamos na Europa, as regras podem mudar de acordo com o país que você visita. Antes de ir, planeje sua viagem e se informe à respeito das restrições no país que deseja visitar. Teoricamente as fronteiras da França estão abertas. 

Existe o risco de um novo confinamento na França este ano?

Por enquanto não se fala de novo confinamento, mas os casos de covid-19 estão aumentando em virtude da propagação do variante Delta. O mês de Julho e Agosto são meses de férias escolares na França e a maioria da população escolhe este período para viajar. Se o governo optar por um confinamento nesta época ele será dificilmente respeitado pela população, por isto acredito que, caso haja um novo confinamento, é provável que o mesmo seja a partir no mês de outubro. Por enquanto as chances são poucas, vai depender do avanço da epidemia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa