Pular para o conteúdo principal

A falta de assessibilidade das estações do metrô de Paris

Estação Parmantier, linha 3 do metrô de Paris
A falta de mobilidade nos metrôs parisienses causa espanto em turistas do mundo inteiro. São poucas as estações onde você encontra escadas rolantes e elevadores. Aqui em Paris, utilizar o metrô como transporte para os aeroportos é tarefa difícil e desaconselhável, já que o viajante que possui muita bagagem precisará subir e descer escadas gigantescas.

A RATP (empresa que controla o metrô de Paris) justifica a mobilidade limitada afirmando que o metrô de Paris é um dos mais antigos do mundo e que adaptar as estações custa caro e leva tempo.

Em 2005 uma lei de acessibilidade determinou que todos os transportes públicos da França fossem adaptados para pessoas com deficiência até 2015. Dez anos depois, a lei foi modificada e excluiu o metrô de Paris desta obrigação com a mesma desculpa de que não houve tempo e dinheiro suficientes para executar as obras de mobilidade necessárias nas estações. Esta desculpa é frequentemente contestada pela mídia francesa, que compara Paris  à Londres. Na capital britânica, todas as estações de metrô (algumas com a mesma idade das de Paris) são 100% acessíveis.

Atualmente, apenas a linha 14 do metrô de Paris possui 100% de acessibilidade. Mesmo assim, os jornais franceses denunciam que na estação Olympiades (uma das mais importantes) as escadas rolantes e elevadores vivem com defeito. 

Paris possui 303 estações de metrô (algumas estações são gigantescas) para 280 elevadores no total (cujo boa parte não funciona ou vive em pane). 

E você, o que acha da acessibilidade no metrô de Paris? Já teve dificuldades com malas ou com um amigo ou parente deficiente?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compra...

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa...

Baixe o aplicativo com o mapa do metrô de Paris

Se você está chegando em Paris e não sabe muito bem como se locomover de metrô ou de trem, uma boa dica é baixar o aplicativo da RATP (empresa que administra o transporte público em Paris) com o mapa oficial do metrô. O Aplicativo está disponível para todas as plataformas (IOS, Android e Windows Phone) e é super fácil de usar, mesmo sendo em francês. O barato deste aplicativo é que ele funciona mesmo se você não tiver conexão de dados (apenas o mapa), o que é super útil para quem é turista. E mais, ele abrange, além do metrô parisiense, toda rede ferroviária de Île-de-France (região parisiense), além das linhas de ônibus e navetes que dão acesso aos aeroportos. Para ir de um ponto ao outro basta digitar no campo LIEUX ACTUEL (a estação ou local onde está) e em baixo, no campo ARIVÉE, onde pretende chegar. Em seguida, clique no campo RECHERCHER (procurar) e o aplicativo indicará o itinerário mais rápido e o tempo do percurso, incluindo a estimativa de caminhada dentro e fora da...