Pular para o conteúdo principal

A falta de assessibilidade das estações do metrô de Paris

Estação Parmantier, linha 3 do metrô de Paris
A falta de mobilidade nos metrôs parisienses causa espanto em turistas do mundo inteiro. São poucas as estações onde você encontra escadas rolantes e elevadores. Aqui em Paris, utilizar o metrô como transporte para os aeroportos é tarefa difícil e desaconselhável, já que o viajante que possui muita bagagem precisará subir e descer escadas gigantescas.

A RATP (empresa que controla o metrô de Paris) justifica a mobilidade limitada afirmando que o metrô de Paris é um dos mais antigos do mundo e que adaptar as estações custa caro e leva tempo.

Em 2005 uma lei de acessibilidade determinou que todos os transportes públicos da França fossem adaptados para pessoas com deficiência até 2015. Dez anos depois, a lei foi modificada e excluiu o metrô de Paris desta obrigação com a mesma desculpa de que não houve tempo e dinheiro suficientes para executar as obras de mobilidade necessárias nas estações. Esta desculpa é frequentemente contestada pela mídia francesa, que compara Paris  à Londres. Na capital britânica, todas as estações de metrô (algumas com a mesma idade das de Paris) são 100% acessíveis.

Atualmente, apenas a linha 14 do metrô de Paris possui 100% de acessibilidade. Mesmo assim, os jornais franceses denunciam que na estação Olympiades (uma das mais importantes) as escadas rolantes e elevadores vivem com defeito. 

Paris possui 303 estações de metrô (algumas estações são gigantescas) para 280 elevadores no total (cujo boa parte não funciona ou vive em pane). 

E você, o que acha da acessibilidade no metrô de Paris? Já teve dificuldades com malas ou com um amigo ou parente deficiente?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compra...

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se...

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa...