segunda-feira, 20 de julho de 2015

Verão em Paris: Passeio de barco pelos canais parisienses pagando entre 1 e 4 euros

Passagem do péniche pela cidade de Pantin
Com a chegada do verão, Paris e cidades ao redor organizam várias atividades ao ar livre para moradores e turistas. Uma boa dica de passeio este ano é embarcar num péniche e navegar pelo canal do l'Ourcq, um dos mais belos de Paris, que se estende por outras cidades da periferia.

O mais bacana destes passeios é que eles acontecem nos finais de semana e tem o preço bastante acessível: apenas 1 euro nos sábados e 2 euros nos domingos (valor por trecho. Se você fizer ida e volta o valor dobra). Além do preço, o passeio é interessante por sair do clichê turístico "Canal Saint Martin" e "Rio Sena", dando a oportunidade de você morador ou turista, conhecer as cidades da periferia da região parisiense de forma prática e confortável, a bordo de um péniche, admirando uma paisagem menos urbana da grande Paris, repleta de parques, ciclovias e áreas verdes ainda desconhecidas pelo grande público.

De Paris, os barcos saem a cada 30 minutos e alguns possuem até guia. Existe uma parada no início do canal du l'Ourcq, perto da praça de Stanligrad (em frente ao cinema MK2) e outra no Parc de la Villete. Acoselha-se chegar 15 minutos antes da partida. 

O percurso
Passagem do barco pelo Parc de la Villete, em Paris

Saindo de Paris, você vai passar pela parte boêmia do canal do l'Ourcq e verá parisienses no final da tarde fazendo piqueniques nas margens do canal. Cruzará a ponte móvel e romântica da Rue de Crimée até chegar ao Parc de la Villete. 

Após o Parc de la Villete você começará a entrar nas cidades periféricas. A primeira delas é Pantin, onde você passará em frente ao Centro Nacional da Dança e terá a oportunidade de descer numa parada para explorar a cidade, que está em plena transformação, com a chegada de grandes empresas como Chanel, Hermès e BNP Paribas.

Alguns quilômetros à frente e minutinhos depois, você estará chegando em Bobigny, ponto final do passeio e onde os barcos fazem o retorno. Caso opte por voltar, deve descer do barco e pagar outro bilhete de volta (1 euro no sábado e 2 euros no domingo).

Bobigny é conhecida por ser uma cidade multicultural, onde onde encontra gente dos 5 cantos do planeta. Chegando lá você poderá explorar o Parc de la Bergère, que foi totalmente renovado, ou aproveitar uma das atividades propostas nas margens do canal, tais como, cursos de dança, ateliês de jardinagem, atividades náuticas e esportivas, cinema ao ar livre, etc. Existe ainda a possibilidade você alugar uma bicicleta e seguir o percurso ao longo do canal até o Parc de la Poudrerie de Sevran, lugar magnífico e ideal para um piquenique. De Bobigny até o parque são 8,5km, o que dá mais ou menos 30 minutos de bicicleta (tem ciclovia em perfeito estado, nas margens do canal até lá). A paisagem é magnífica e vale super a pena (veja o vídeo abaixo de um dos meus passeios de bike pelo canal até Sevran)! 

Os passeios de barco estão disponíveis neste verão, todos os finais de semana (sábado e domingo), até o dia 23 de agosto. O primeiro barco sai de Paris às 8h00 e o último às 20h00. O passeio de ida e volta dura mais ou menos 1 hora. Aproveite!

Passeio péniche Canal do l'Ourcq
Todo sábado e domingo até o dia 23 de agosto
Quanto custa: 1 euro no sábado e 2 euros no domingo (valor por trecho. Ida e volta custa o dobro)
Saída de Paris: em frente ao cinema MK2, na praça Stanligrad ou no Parc de la Villete.
Horário: Primeiro barco às 8h e último às 20h. 
Frequência: saídas a cada 30 minutos. Chegar 15 minutos antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário