Pular para o conteúdo principal

Verão em Paris: Passeio de barco pelos canais parisienses pagando entre 1 e 4 euros

Passagem do péniche pela cidade de Pantin
Com a chegada do verão, Paris e cidades ao redor organizam várias atividades ao ar livre para moradores e turistas. Uma boa dica de passeio este ano é embarcar num péniche e navegar pelo canal do l'Ourcq, um dos mais belos de Paris, que se estende por outras cidades da periferia.

O mais bacana destes passeios é que eles acontecem nos finais de semana e tem o preço bastante acessível: apenas 1 euro nos sábados e 2 euros nos domingos (valor por trecho. Se você fizer ida e volta o valor dobra). Além do preço, o passeio é interessante por sair do clichê turístico "Canal Saint Martin" e "Rio Sena", dando a oportunidade de você morador ou turista, conhecer as cidades da periferia da região parisiense de forma prática e confortável, a bordo de um péniche, admirando uma paisagem menos urbana da grande Paris, repleta de parques, ciclovias e áreas verdes ainda desconhecidas pelo grande público.

De Paris, os barcos saem a cada 30 minutos e alguns possuem até guia. Existe uma parada no início do canal du l'Ourcq, perto da praça de Stanligrad (em frente ao cinema MK2) e outra no Parc de la Villete. Acoselha-se chegar 15 minutos antes da partida. 

O percurso
Passagem do barco pelo Parc de la Villete, em Paris

Saindo de Paris, você vai passar pela parte boêmia do canal do l'Ourcq e verá parisienses no final da tarde fazendo piqueniques nas margens do canal. Cruzará a ponte móvel e romântica da Rue de Crimée até chegar ao Parc de la Villete. 

Após o Parc de la Villete você começará a entrar nas cidades periféricas. A primeira delas é Pantin, onde você passará em frente ao Centro Nacional da Dança e terá a oportunidade de descer numa parada para explorar a cidade, que está em plena transformação, com a chegada de grandes empresas como Chanel, Hermès e BNP Paribas.

Alguns quilômetros à frente e minutinhos depois, você estará chegando em Bobigny, ponto final do passeio e onde os barcos fazem o retorno. Caso opte por voltar, deve descer do barco e pagar outro bilhete de volta (1 euro no sábado e 2 euros no domingo).

Bobigny é conhecida por ser uma cidade multicultural, onde onde encontra gente dos 5 cantos do planeta. Chegando lá você poderá explorar o Parc de la Bergère, que foi totalmente renovado, ou aproveitar uma das atividades propostas nas margens do canal, tais como, cursos de dança, ateliês de jardinagem, atividades náuticas e esportivas, cinema ao ar livre, etc. Existe ainda a possibilidade você alugar uma bicicleta e seguir o percurso ao longo do canal até o Parc de la Poudrerie de Sevran, lugar magnífico e ideal para um piquenique. De Bobigny até o parque são 8,5km, o que dá mais ou menos 30 minutos de bicicleta (tem ciclovia em perfeito estado, nas margens do canal até lá). A paisagem é magnífica e vale super a pena (veja o vídeo abaixo de um dos meus passeios de bike pelo canal até Sevran)! 

Os passeios de barco estão disponíveis neste verão, todos os finais de semana (sábado e domingo), até o dia 23 de agosto. O primeiro barco sai de Paris às 8h00 e o último às 20h00. O passeio de ida e volta dura mais ou menos 1 hora. Aproveite!

Passeio péniche Canal do l'Ourcq
Todo sábado e domingo até o dia 23 de agosto
Quanto custa: 1 euro no sábado e 2 euros no domingo (valor por trecho. Ida e volta custa o dobro)
Saída de Paris: em frente ao cinema MK2, na praça Stanligrad ou no Parc de la Villete.
Horário: Primeiro barco às 8h e último às 20h. 
Frequência: saídas a cada 30 minutos. Chegar 15 minutos antes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa