sexta-feira, 25 de abril de 2014

Onde encontrar cursos de Francês grátis em Paris?

S
Muita gente não sabe, mas a prefeitura de Paris disponibiliza cursos gratuitos de francês para estrangeiros que vivem aqui (você paga apenas uma pequena taxa de inscrição). Os cursos são ministrados por associações e pagos com subvenções do Estado. O objetivo: além de possibilitar ao estrangeiro o aprendizado da língua, fazer com ele se integre aos hábitos e cultura francesa. 

Os cursos são voltados para quem não fala nada em francês, compreendendo os níveis A1 e A2 (iniciais). Algumas associações fazem um trabalho extra e acompanham alguns alunos até o nível B1, que é quando já é possível entender bem, falar razoavelmente e se virar sozinho no dia-a-dia. 

Vale lembrar que os cursos de francês são caros e esta é uma oportunidade para quem quer sair do zero sem comprometer o orçamento. Caso queira melhorar ainda mais seu francês, poderá continuar investindo em cursos privados como a Aliança Francesa ou Universidade de Sourbonne (o estado só oferece gratuitamente os níveis citados acima). 

O Viver Paris sugere 2 opções de bons cursos de francês oferecidos gratuitamente a estrangeiros que moram em Paris:

1 - Centre d'Animation Jean Verdier -  este é o meu preferido e um dos mais mais concorridos em Paris, graças a maestria  e sensibilidade da professora Dominique Durchon. É o tipo de curso de língua que você aprende sem perceber. As inscrições começam em janeiro (para quem não fala nada). Em maio abrem-se as inscrições para quem já fala ou entende um pouco de francês. A última entrada é em setembro (alunos que estão no A2 indo ao nível B1). A inscrição custa 28€ por todo trimestre. As aulas são nas segundas, terças e quinta-feiras, durante toda manhã. 

Atualização setembro 2016: as regras para inscrições neste curso mudaram. Para saber mais clique aqui.

Onde fica?
11, Rue de Lancry - 75010 Paris
Metrô linhas 3, 5, 8, 9, 11 (Estação République). 


2 - Association d'Education Populaire Notre Dame des Champs - associação localizada próxima da Torre de Montparnasse. Lá eles também oferecem cursos de língua francesa para estrangeiros. Os módulos A1 e A2 tem duração de 6 meses e as aulas acontecem nas segundas, terças, quintas e sexta-feiras. Existem também dois horários: 14h às 16 e 19h30 às 21h30. A inscrição custa 90€ o semestre inteiro. 


Onde fica?

92 bis, Boulevard du Montparnasse - 75014 Paris

Metrô - 4 (Vavin)

Para se inscrever em ambos os cursos, basta apresentar um comprovante de onde você mora na região parisiense, além do passaporte (ambos os cursos não exigem que o aluno esteja legal no país). 

Aproveite esta e mais dicas curtindo a página do Viver Paris no Facebook. Clique aqui para curtir! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário