quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os banheiros públicos de Paris

Automáticos, gratuitos e eficientes: estes são os toilettes públicos de Paris. Espalhados pelos 20 arrondissements (bairros), juntos eles somam 400, de acordo com informações da prefeitura. 

A utilização é fácil: você aperta o botão quando a indicação estiver verde, a porta abre, você aperta outro botão lá dentro e voilà! Pode usá-lo por até 20 minutos. Quando sair, a limpeza (incluindo a descarga) se fará automaticamente. Todos os banheiros são acessíveis à pessoas com necessidades especiais e possuem papel higiênico, água e sabão. Quase sempre estão limpos, mas às vezes você pode encontrar algum sujo por causa da ação de vândalos.

Os primeiros sanitários públicos de Paris começaram ser instalados em 1981 e eram chamados de "vaspasienne". Como possuíam apenas urinóis, apenas os homens podiam usar, ao custo de 1 Franco (moeda da época) . Em 2006 os vaspesiennes começaram a ser retirados para a instalação dos modelos automáticos e com vasos sanitários.  Um único modelo dos antigos toilettes foi deixado no Boulevard Arago (14º arrondissement), em frente da Maison de la Santé. E você pode utilizá-lo, se desejar, até hoje. 

Modelo antigo de banheiro chamado de "vaspesienne". Até hoje existe um no Boulevard Arago (14º arrondissement),

Nenhum comentário:

Postar um comentário