Pular para o conteúdo principal

Páscoa em Paris: como escolher e onde comprar os melhores chocolates


A páscoa está chegando e com ela a paixão pelo chocolate. Se você está visitando Paris (ou vive aqui) e ainda tem dúvidas sobre onde e como comprar chocolate de boa qualidade, não se preocupe: este post vai tirar suas dúvidas e lhe auxiliar na melhor escolha, seja qual for o tamanho do seu bolso.

Antes de começar, vale a pena dizer que mesmo nos chocolates mais modestos vendidos aqui na França, você encontrará uma qualidade (na maioria das vezes) bem superior comparada aos vendidos no Brasil. Isso porque existe uma lei na Europa que regulamenta a composição do que podemos chamar de chocolate.

Aqui na Europa, o chocolate ao leite (mais popular no Brasil) deve ter no mínimo 25% de cacau, 14% de leite e 25% de manteiga de cacau: Já o "chocolate noir", que conhecemos como amargo, deve ter no mínimo 43% de cacau, 26% de manteiga de cacau e outros 14% de cacau seco puro.

Esta regulamentação faz com que até mesmo os chocolates vendidos em supermercados aqui na França tenham uma boa qualidade. E algumas marcas, até extrapolam a quantidade mínima exigida por lei e utilizam bem mais cacau nos seus produtos. Obvio, que algumas sutilidades na escolha da matéria prima e preparação do chocolate fazem toda a diferença para os que tem o paladar mais exigente. Abaixo, algumas dicas de como escolher o melhor chocolate aqui em Paris da acordo com sua necessidade:

Lindt Intenso com raspas de laranja é meu preferido
No supermercado: se você é amante do chocolate como eu e quer encontrar opções de qualidade nos supermercados aqui na França fique tranquilo: é possível sim! Marcas conhecidas como as suíças Lindt e Nestle, e belgas como Côte d'Or podem ser encontradas facilmente a preços atrativos nos principais supermercados de Paris. A menos de 2 euros, você pode comprar uma barra de 100 gramas de "chocolate noir" Lindt, por exemplo. Nos supermercados, os preços variam entre 1,5 euros e 4 euros por barra, que podem pesar entre 100 e 200 gramas. Já os ovos de páscoa são mais caros, mesmo assim os preços ainda são atrativos comparados aos do Brasil. Você pode encontrar marcas com preço inicial de 5 euros. 

Dê preferência ao "chocolate noir", mais saudável e saboroso, o verdadeiro chocolate. Mas caso não resista, compre algumas barras ao leite com avelãs inteiras (Noisettes Entières, em francês) . São deliciosos!  Evite chocolates com recheios (bombons), pois por lei eles podem conter até 40% do peso total de açúcar e caramelos, além de óleo de palma, que faz super mal a saúde. Evite ainda as marcas dos supermercados, nem sempre são boas, quem diga a marca Carrefour... Ah! pode comprar Nestle sem medo aqui na França, os chocolates são bem melhores comparados aos vendidos no Brasil, apesar de não ser a melhor marca na preferência dos franceses. 

Nas chocolatarias - se você quer se dar ao luxo de experimentar um chocolate mais refinado e de melhor qualidade, os chamados "gourmets", escolha uma ou várias "chocolateries" parisienses:  São várias opções, como a Jean-Paul-Hévin, Pierre Hérme, Daubave e Gallais, Jaccques Génin, La Maison du Chocolat, Jeff de Bruges, entre outras. Nas chocolatarias você terá a certeza de comprar produtos de qualidade

Chocolates design Jean-Paul-Hévin
Uma marca que me chama bastante atenção pela qualidade e design nos chocolates é a Jean-Paul-Hévin. A marca produz quase que artesanalmente e tem a preocupação de escolher sempre os melhores ingredientes. Utiliza cacau de pequenas produções, de qualidade superior. A Jean-Paul-Hévin tem ainda responsabilidade social e ambiental, não comprando matéria prima de produtores que contratam mão de obra infantil ou que utilizem produtos químicos nas plantações, práticas bastante comuns entre os grandes industriais, embora eles neguem veementemente, é claro. 

Em Paris, você encontra a Jean-Paul-Hévin bem ao lado da Place de Vendôme (231, Rue Saint Honoré  - Paris). E as barras de chocolate são vendidas entre 4 e 6 euros (pesos variados). Os ovos de páscoa, que não fazem tanto sucesso aqui (apenas entre as crianças), podem ser encontrados entre 30 e 100 euros. As caixinhas de chocolates variados custam entre 18 e 200 euros.

Outra boa dica é a rede de chocolatarias Jeff de Bruges. Nesta chocolataria você encontra produtos de qualidade (apesar da produção em maior escala) a preços atrativos. Além das lojas espalhadas por diversos bairros de Paris, a Jeff de Bruges está presente em shoppings e nos aeroportos de Orly e Chales de Gaulle. A caixinha de chocolates variados na Jeff de Bruges custa entre 9,90 e 35 euros. 

Espero que tenham gostado do nosso primeiro artigo do blog. E não esqueça de nos seguir no Facebook, Twitter e Instagran. Boa Páscoa a todos! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa