segunda-feira, 21 de abril de 2014

Por que Paris é chamada de "cidade luz"?

Ao contrário do que todos pensam, Paris não ganhou o título de cidade luz graças a Torre Eiffel. É claro que a torre contribuiu para mantê-lo, mas a origem da fama de "cidade luz" surgiu há muito tempo, lá no século XVII. 

Moderna e a frente da época, Paris sempre foi uma cidade que despertou interesse no mundo. Rota de passagem de estrangeiros e viajantes, as ruas de Paris sempre estiveram cheias. Nem mesmo a noite a cidade dormia completamente, não sendo difícil deparar-se com pessoas andando com candeeiros e tochas acesos, deixando a cidade sempre iluminada.

Mas foi no ano de 1667 que Paris ganhou definitivamente o título de cidade luz. Neste ano, a cidade enfrentava uma explosão de violência urbana e o rei Louis XIV nomeou Gilbert Nicolas de la Raynie (1625-1709) o novo general de polícia. Sua missão: acabar com a criminalidade que assolava os parisienses. E uma das soluções encontradas pelo novo general para dispersar os criminosos foi iluminar Paris a noite.

As luminárias tipo candeeiros que já existiam na época foram substituídas por grandes tochas (mais potentes). Nem mesmo os becos e ruelas mais afastados foram poupados da nova iluminação. E se Paris antes já era iluminada, depois dessa medida ficou ainda mais. 

E foi graças a esta precaução para melhorar a segurança pública que Paris ganhou a reputação internacional de cidade luz, reputação esta que dura até os dias atuais.

Mas atenção, esta não é a única teoria que explica o título de cidade luz da capital francesa. Alguns historiadores acreditam que o título de cidade luz foi concedido à Paris graças aos pensadores do século XVIII, na época conhecida como iluminismo, onde se destacaram intelecutuais como Diderot, Voltaire, Montesquieu, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário