Pular para o conteúdo principal

Por que Paris é chamada de "cidade luz"?

Ao contrário do que todos pensam, Paris não ganhou o título de cidade luz graças a Torre Eiffel. É claro que a torre contribuiu para mantê-lo, mas a origem da fama de "cidade luz" surgiu há muito tempo, lá no século XVII. 

Moderna e a frente da época, Paris sempre foi uma cidade que despertou interesse no mundo. Rota de passagem de estrangeiros e viajantes, as ruas de Paris sempre estiveram cheias. Nem mesmo a noite a cidade dormia completamente, não sendo difícil deparar-se com pessoas andando com candeeiros e tochas acesos, deixando a cidade sempre iluminada.

Mas foi no ano de 1667 que Paris ganhou definitivamente o título de cidade luz. Neste ano, a cidade enfrentava uma explosão de violência urbana e o rei Louis XIV nomeou Gilbert Nicolas de la Raynie (1625-1709) o novo general de polícia. Sua missão: acabar com a criminalidade que assolava os parisienses. E uma das soluções encontradas pelo novo general para dispersar os criminosos foi iluminar Paris a noite.

As luminárias tipo candeeiros que já existiam na época foram substituídas por grandes tochas (mais potentes). Nem mesmo os becos e ruelas mais afastados foram poupados da nova iluminação. E se Paris antes já era iluminada, depois dessa medida ficou ainda mais. 

E foi graças a esta precaução para melhorar a segurança pública que Paris ganhou a reputação internacional de cidade luz, reputação esta que dura até os dias atuais.

Mas atenção, esta não é a única teoria que explica o título de cidade luz da capital francesa. Alguns historiadores acreditam que o título de cidade luz foi concedido à Paris graças aos pensadores do século XVIII, na época conhecida como iluminismo, onde se destacaram intelecutuais como Diderot, Voltaire, Montesquieu, entre outros. 

Comentários

  1. As grandes toxas que colocaram não esquentava muito a cidade?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa