segunda-feira, 5 de maio de 2014

Atenção a água que você compra nas ruas de Paris!

Vendedores ambulantes ilegais armazenam de forma errada e adulteram garrafas. Saiba como se prevenir

Se você mora ou já esteve em Paris, sabe que a água da torneira daqui é 100% potável e pode ser bebida sem nenhum problema. Mas o mesmo não pode ser dito da água "mineral" vendida de forma ilegal nas ruas da cidade...

O que acontece é o seguinte: vendedores ambulantes, geralmente africanos ou indianos (os mais comuns) recuperam garrafas usadas nas rua, enchem com água sabe-se lá de qual procedência e as vendem em lugares turísticos de Paris por 1 euro.

Muita gente não observa que a garrafa não está lacrada e cai no golpe. Já me aconteceu uma vez no Marais, mas por sorte percebi que a garrada não estava lacrada e a devolvi ao "vendedor" que tentou me passar a perna. 

Vender nas ruas de Paris sem autorização é proibido, mas os ambulantes (muitos de origem estrangeira, que estão ilegal no país e fazem de tudo para sobreviver) sempre conseguem driblar a polícia, escondendo as garrafas nos parques e até mesmo dentro dos esgotos: um risco a mais, pois ratos e baratas podem passar por cima das garrafas (mesmo se a garrafa não estiver adulterada), como a TV francesa já mostrou inúmeras vezes.

Para se prevenir e evitar problemas de saúde, compre água em bares, restaurantes ou supermercados (nos supermercados a garrafa de 1 litro sai por menos de 1€). Outra dica é beber água nas centenas de fontes espalhadas nos parques e praças. É de graça e a água é potável! No Marais, bairro onde eu quase caí no golpe, existem fontes de água potável em frente ao Hotel de Ville (prefeitura).

E para ficar por dentro de tudo que acontece em Paris, que tal curtir nossa página no Facebook clicando aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário