sexta-feira, 30 de maio de 2014

François Hollande, o presidente mais impopular da França

A França sofre neste momento não apenas uma crise econômica, mas também de identidade, pois seu líder, o presidente Fraçois Hollande, é o presidente mais impopular de todos os tempos. Uma pesquisa encomendada pelo Jornal du Dimanche e publicada no mês passado, constatou que Hollande tem a aprovação de apenas 18% dos franceses. 

Para piorar ainda mais a onda negativa que Hollande navega desde que foi eleito em 2012, foi divulgada hoje uma sondagem da popularidade do líder francês dentro do seu partido, o PS (Partido Socialista). É exatamente dentro do PS que Hollande tem a pior aprovação, de apenas 3%. 


Se as eleições presidenciais fossem hoje aqui na França, 81% dos socialistas estariam de acordo em fazer uma votação interna para escolher o candidato do PS, o que poderia obrigar Hollande a sair de campo numa possível candidatura à reeleição. Neste caso, o mais bem cotado a presidenciável seria o atual primeiro ministro, Manuel Valls, que tem 40% de aprovação dentro do partido.

Ainda é muito cedo para dizer se Hollande conseguirá virar o jogo, pois as próximas eleições na França serão apenas em 2017. Por enquanto, Hollande vem fazendo de tudo para reconquistar os 51,63% dos eleitores que o elegeram.

Para os otimistas, a grande esperança do governo para mudar o humor dos franceses neste momento seria a seleção de futebol conseguir chegar, pelos menos, na final da Copa do Mundo, uma missão quase impossível na opinião dos que entendem de futebol...

E você, o que acha que os franceses estão sendo injustos com Hollande? Dê seu palpite nos nossos comentários. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário