quinta-feira, 8 de maio de 2014

Fui convidado por uma família francesa para jantar: como agir?

Você está há algum tempo em Paris (por exemplo), foi convidado pela primeira vez por uma família francesa para jantar e se pergunta: como se comportar? Será que preciso levar alguma coisa? O que será servido? Muitos marinheiros de primeira viagem têm estas dúvidas, por isso o Viver Paris te dar algumas dicas simples para que possa fazer bonito e ter um jantar agradável:

Leve sempre algo - geralmente os franceses não pedem que você leve algo, mas a cultura aqui é sempre levar alguma coisa quando é convidado para um jantar: uma garrafa de vinho, de champanhe ou uma sobremesa. Caso opte por levar uma sobremesa, pergunte ao anfitrião para evitar duas sobremesas diferentes no mesmo jantar. Caso esteja em dúvida, pode levar flores. Os franceses adoram! Evite levar algum prato, a não ser que o anfitrião lhe peça. 

Pratos - na França, as refeições são quase um ritual e podem demorar horas! É um momento social, o qual os franceses não abrem mão. E no meio de conversas, debates e discussões, vários pratos são servidos. Os franceses sempre começam por um aperitivo. Em seguida, passam para a mesa, onde é servida a entrada (geralmente saladas ou sopas). Logo depois vem o prato principal (carnes, peixes ou crustáceos, acompanhados sempre de um carboidrato).  Após o prato principal chegou a hora dos queijos (podem ser servidos vários, acompanhados sempre de mais salada). Após o queijo chegou a hora da sobremesa. E para finalizar (ufa!), café, chá ou uma bebida alcoólica digestiva. Tudo sempre acompanhado de muito vinho! Dica: como existem muitos pratos, a dica é comer pequenas quantidades para poder ir até o final sem precisar pular algum prato.

Posso recusar algum prato que não goste? - geralmente os franceses são muito cuidadosos na hora de preparar o jantar para convidados. Eles procuram saber com antecedência o que você pode ou não pode comer e até mesmo as suas preferências. Mas caso isso não aconteça e seja servido algum prato que você não aprecie, recuse com jeitinho e educação. Eles geralmente não se importam e não vão criar um caso por isso. 

Talheres - diferente do que muitos pensam, os franceses comuns (a esmagadora maioria) não seguem sempre todas as regras de etiquetas com os talheres como vemos nos filmes, a não ser que você esteja num jantar chiquérrimo, de chefes de Estado ou da alta sociedade. Por isso, não se preocupe com isso. Se não souber de algo, pergunte. Se você foi convidado é porque é realmente bem vindo. Os franceses só convidam alguém em casa quando gostam realmente da pessoa. 

Como se comportar? - seja você mesmo. Falando bem ou não francês, participe das conversas. Entre no clima do jantar. Se for um jantar mais animado, seja também animado. Caso seja um jantar mais tranquilo, seja tranquilo. Como dizemos em bom português: dance conforme a música!

Espero que estas simples dicas possam ajudar! Caso tenha dúvidas ou informações adicionais, ou queira compartilhar sua experiência, acrescente-as nos nossos comentários! Bon appétit et bonne soirèe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário