sexta-feira, 23 de maio de 2014

Música francesa: conheça Stromae, cantor que mais vende discos na França


Dando continuidade aos nossos posts sobre música francesa, hoje apresento a vocês Stromae, o belga que vem agitando a cena musical da França e que vendeu apenas no ano passado mais de 1,2 milhões de discos. Hoje, Stromae é o artista que mais vende na França, ficando na frente de nomes conhecidos internacionalmente, como David Guetta e Daft Punk. 

Nascido na Bélgica, Stromae é filho de pai belga e mãe africana. Desde criança sempre mostrou interesse pela música. Aprendeu a tocar e com 18 anos lançou sua carreira com o nome de Opmaestro. Mas foi apenas em 2010 que explodiu na Europa, com o single "Alors on Dance", em parceria com o rapper americano Kanye West. De lá pra cá Stromae não parou de crescer e já emplacou singles como Papaoutai, Formidable e Tous les Mêmes. 

Seu estilo musical é uma mistura de música francesa (influenciada pelo cantor francês Jacques Brel) com hip hop, eletro house, eletro beat e música africana. Tal mistura de ritmos possibilitou que Stromae produzisse algo original, conquistando jovens franceses de todas as classes sociais. Hoje, Stromae causa diferentes reações no público e seu som é amado por uns, mas detestado por outros.

Suas canções abordam vários temas, como  o homem contemporâneo e sua alienação nas redes socais, ausência do pai, problemas de casais, além de criticar abertamente a indústria do cigarro, relacionado-a ao câncer. 

Stromae é considerado ainda um ícone da moda, com seu jeito diferente (bizarro para muitos) de se vestir. O fato é que toda sua carreira é pensada e produzida para chamar atenção. E vem dando certo... Confira agora o clipe de Papaoutai, um dos sucessos do cantor, que tem como tema central a ausência do pai. Só este clipe já teve mais de 150 milhões de visualização no Youtube. 

© Este artigo está protegido pela lei de copyrigh, sendo proibida sua reprodução em qualquer meio sem devida autorização por escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário