terça-feira, 13 de maio de 2014

Os incivilizados do metrô de Paris

Todo lugar do mundo existem pessoas incivilizadas e em Paris não é diferente, apesar da cidade ser considerada a capital mundial da elegância e do luxo. E é exatamente no metrô, onde os mal educados e "sem noção" mais irritam os cerca de 10 milhões de passageiros que utilizam diariamente o transporte público da cidade luz.

Uma recente pesquisa encomendada pela RATP (companha que administra os metrôs de Paris) identificou as atitudes incivilizadas que mais irritam os passageiros, que vão desde a bloquear a porta do trem, falar alto no celular, comer dentro das locomotivas, além de não ceder lugar a idosos e grávidas. 

Outra atitude incivilizada que irrita os parisienses são os fraudadores, que pulam as catracas sem pagar. a mesma pesquisa da RATP mostrou que 1 em cada 9 entrevistados já presenciaram alguém pulando a catraca, o que gerou um prejuízo de mais de 100 milhões de euros ao sistema de transporte público de Paris apenas no ano de 2013. É claro, que este prejuízo é repassado para as tarifas, que aumentam em média 2,5% ao ano. 

Apesar dos problemas, a RATP comemora uma baixa de 8% das reclamações por incivilidade neste ano e lançou uma campanha, intitulada "Seja civilizado em toda linha", onde animais utilizam o sistema de transporte se comportando mal, como bloqueando o lado esquerdo da escada rolante das estações (que aqui deve ficar livre para quem quer passar rápido) ou comendo dentro dos trens.

Apesar de não concordar que animais sejam incivilizados, acho válido o esforço da RATP para diminuir as atitudes não cidadãs. Além disso, 94% dos parisienses concordam que a RATP realize companhas como estas. 

E você, o que acha sobre o tema? O que te mais te incomoda no metrô de Paris? Participe! Deixe seu comentário. E nosso blog já escreveu o que você não deve fazer no metrô de Paris, caso seja turista e não conheça as regras, confira clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário