Pular para o conteúdo principal

Como reservar bons hotéis ou flats em Paris?


Muita gente que conheço e que visitou Paris nos últimos meses tem relatado "dores de cabeça" com pacotes de viagens comprados em conhecidas agências de viagens no Brasil, especificamente com que diz respeito ao hotel o qual vão ficar hospedados. 

A reclamação mais frequente é a distância dos hotéis, que são vendidos como próximos de Paris, mas na verdade são distantes, nos chamados "beaulieux parisiens", que em bom português significa subúrbio. 

Muitas vezes os hotéis são tão longe que você tem a sensação de estar numa cidadezinha do interior, numa zona industrial ou até mesmo num outro país, já que muitos destes "beaulieux" concentra a população imigrante, que não corresponde com o imaginário o qual muitos turistas (erroneamente) tem da França.

Um exemplo: os hotéis localizados próximos aos aeroportos podem ser bons para quem está apenas em trânsito em Paris, para aqueles que precisam apenas dormir uma noite e seguir viagem no dia seguinte. Já para quem está de férias, esta pode ser uma péssima opção, pois além de estar fora de Paris (20 ou 30 quilômetros) você gastará bastante dinheiro e tempo com o traslado até a cidade luz (leia aqui como fazer os traslados nos aeroportos de Paris). E muitas agências brasileiras vendem pacotes de hospedagem nestes hotéis...

Outras reclamações frequentes são de pessoas que compram pacotes em hotéis que tem banheiros compartilhados. Sim! Você não leu errado: banheiros compartilhados. Fuja destes hotéis se você gosta de privacidade, até porque algumas agências vendem pacotes caros e para lucrar mais colocam você em qualquer lugar. Imagine uma lua-de-mel nestas condições? Por isso, verifique bem este item antes de fechar negócio.

Quais as dicas para escolher um bom hotel ou flat em Paris?

A dica é escolher um hotel dentro da cidade ou o mais próximo possível! Para quem não sabe, Paris é delimitada por uma rodovia chamada Périphérique (veja no mapa abaixo, Paris no centro e Périphérique em amarelo, nos limites da cidade). As cidades ao lado da Périphérique são tão coladas em Paris que às vezes você nem sabe que saiu da capital. Hotéis perto da Périphérique podem ser uma opção para quem quer economizar.



  • Caso queira economizar, escolha um hotel numa cidade ao lado da Périphérique. Eles são mais baratos e a maioria tem qualidade e bandeiras conhecidas. Alguns custam cerca de 50 euros a diária (quartos duplos). Além disso você estará a poucos metros de Paris, com uma vasta opção de metrôs, ônibus, trens e até mesmo bicicletas públicas. 
  • Caso fique na periferia, evite cidades como Montreuil, Bagnolet, Saint-Denis e Aubervilliers, pois são cidades não muito atrativas para o turismo, onde se concentram os problemas sociais da região parisiense. 
  • Se tiver dinheiro a mais, reserve dentro de Paris. Mais atenção, pois alguns bairros também são poucos atrativos (para alguns), mas nada que prejudique suas férias. Os bairros 18 e 19, por exemplo, tem a fama de populares demais, assim como os arredores de Chatelêt. Mas isso é muito relativo, até um certo exagero, pois Paris é uma cidade tranquila e cheia de misturas interessantes. Nos bairros 18 e 19 existem lugares muito simpáticos, onde se concentra também a população mais jovem e burguesa. Exemplos: no Canal de Saint Martin e em Montmartre. 
  • Faça você mesmo: Na maioria das vezes, comprar um pacote numa agência de viagens no Brasil pode sair bem mais caro do que se você mesmo organizar sua viagem. Em sites como o Airbnb, você pode escolher e reservar um apartamento em Paris, no local que você quiser. Este tipo de locação é uma febre por aqui e muitos turistas estão trocando os hotéis por este tipo de locação, onde você tem bem mais autonomia. Dê uma pesquisada e compare os preços.
  • Após escolhido o hotel, dê uma conferida na documentação que precisa providenciar para visitar a França. Nosso blog já falou sobre isto e você pode ler todas as dicas clicando aqui.
  • A dica final é: descofie de preços muito baixos, principalmente nesta época onde o real está desvalorizado. Se for fechar pacote por preços muito atrativos, verifique bem a localização e itens como banheiro, por exemplo. 
Eu espero que você tenha curtido as dicas. E para ficar por dentro das melhores dicas de Paris, clique aqui e siga nosso blog no Facebook. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa