Pular para o conteúdo principal

Lavagem das escadarias da Igreja de Madeleine é neste domingo em Paris

Daniela Mercury e Cristina Córdula são as celebridades encarregadas de animar a festa da cultura popular brasileira

Paris: Lavagem Madeleine 2012
Enquanto lá no Brasil comemora-se o dia da independência, aqui em Paris, o domingo de 7 de setembro é dia da tradicional festa da lavagem das escadarias da Igreja de Madeleine. Este ano, além da festa religiosa, haverá muita animação, com a presença da cantora Daniela Mercury e da apresentadora Cristina Córdula (brasileira que faz o maior sucesso na televisão francesa com seus bordões e conselhos de moda. Se você ainda não a conhece, em breve falarei dela no blog...).

A concentração do desfile será na Place de la République a partir das 11 da manhã. De lá, o desfile segue ao som de batucadas, aninado por Daniela e Cristina Córdula até a Igreja de Madeleine, passando pelos Boulevards Saint Martin, Madeleine, des Italiens e Poissonnière. 

A partir das 15h30 a cerimônia de lavagem das escadarias de Madeleine começa. Às 16h haverá um concerto de Samba de Quintal, na Place de la Madeleine. 

Por se tratar de uma festa religiosa (que reproduz a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim em Salvador), os organizadores pedem para que todos entrem no clima e, se possível, compareçam vestidos de branco.

E tem mais! Caso você queira já imergir no universo da festa, poderá dar uma passadinha na Place de la République. Lá está havendo vários eventos, oficinas, shows e feirinhas típicas do Brasil durante toda esta semana. 

Informações práticas:
Lavagem Madeleine
Neste domingo, 7 de Setembro 
Concentração do desfile às 11h: Place de la République 
Lavagem das escadarias 15h30: Igreja de Madeleine




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa