sábado, 3 de janeiro de 2015

Como aproveitar o frio de Paris sem sofrer?

Neve em Paris em janeiro de 2012
Não temos neve em Paris desde o início de 2012, mas o frio do inverno já chegou com tudo na capital francesa. Desde a semana passada, Paris vem registrando temperaturas em torno de -5ºC em determinados horários do dia ou da madrugada. Apesar da trégua deste primeiro final de semana do ano, com um leve aumento dos termômetros, os meteorologistas preveem ainda mais frio para o mês de janeiro. 

E com esta temperatura quase glacial, se proteger e tomar algumas precauções é a solução para manter uma boa saúde e aproveitar esta temporada do ano em grande estilo e sem sofrimento. Confira abaixo algumas dicas de como se proteger do frio e aproveitar o romântico inverno parisiense:
  • Multicamadas -  Use várias camadas de roupas, no mínimo 3, pois estas camadas ajudam a evitar que o corpo perca calor. Especialistas aconselham usar 3 camadas de roupas finas, que ajudam a criar uma espécie de microclima em contato com o corpo, evitando a perda de calor.  Além disso, em caso de vento, quanto mais camadas, menores as chances do vento frio entrar em contato direto com o seu corpo.
  • Os tecidos quentes - Dê preferência a tecidos como lãs comuns ou o "cachemire", que é uma espécie de fibra animal, como a lã comum, proveniente da índia. Aqui na França este tipo de tecido faz bastante sucesso, apesar de custar um pouco mais caro que a lã comum, pois além de totalmente natural, o cachemire é leve, evitando que você use roupas muito pesadas ou várias camadas. Uma única peça de "cachemire", combinada com uma camisa de algodão, por exemplo, pode ser suficiente para te proteger do frio de forma eficiente.
  • Não perca calor - Proteja bem as extremidades do corpo como mãos, pés, pescoço e cabeça, pois é pelas extremidades que nosso corpo perde mais calor. Se o frio estiver demais, não esqueça de proteger as orelhas.
  • Nos pés -  Use calçados fechados, de preferência de couro, que mantém a temperatura ideal para os seus pés. Botas são um boa pedida! Evite sapatos de tecido, principalmente em dias chuvosos. 
  • Passeios ao ar livre - Nos dias de frio extremo (como dias em que as temperaturas estão negativas), evite aquele passeio tentador nas margens do Rio Sena ou do Canal de Saint Martin. Além da alta umidade (caso esteja chovendo ou garoando), o vento aumenta ainda mais a sensação de frio. Caso não resista ao passeio, proteja bem o pescoço para evitar resfriados. A mesma dica de proteger bem o pescoço serve para os passeios de barco.
  • Torre Eiffel - Se as temperaturas estiverem negativas evite subir a Torre Eiffel, pois se você não tiver uma boa resistência às baixas temperaturas, com certeza vai "congelar" lá em cima. A dica que dou é subir a torre com temperaturas em torno de 10 graus ou, pelo menos positivas. Ah, e em dias sem muito vento!
  • Atividades interiores - o inverno de Paris não é adequado para atividades exteriores, como visitar parques, florestas, o caminhadas longas. Para evitar pegar um resfriado ou uma hipotermia, faça como os parisienses e dê preferências à atividades interiores, como museus, cinema, teatro, jantares (em restaurantes ou casa de amigos), etc. 
  • Bebidas quentes -  nada melhor que bebidas quentes para aquecer neste inverno parisiense. Chás, cafés e chocolate quente, são excelentes pedidas. Evite exagerar nas bebidas alcoólicas, que dão a falsa sensação de aquecimento, além de desidratarem. Ah! Para completar, não esqueça de beber água! Mesmo no frio, o ideal é beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. 
  • Gorduras - Não é porque está muito frio que podemos exagerar nas gorduras. Maneire no queijo, nos chocolates e carboidratos em geral. Não esqueça de comer frutas, legumes e saladas verdes, afinal, você não que começar o verão com uns quilinhos a mais ou pegar uma gripe pela má alimentação, não é?
Espero que vocês tenham curtido as dicas. Não esquece de curtir o Viver Paris lá no Facebook clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário