Pular para o conteúdo principal

Saiba quais são os seus direitos de consumidor na França?


Semana que vem começam os saldos em Paris e, junto com as tentadoras promoções, surgem as dúvidas dos consumidores com relação aos seus direitos. E se eu me arrepender da compra, quanto tempo tenho pra trocar o produtor? Os preços precisam estar legíveis? Quem procurar em caso de problema? Estas e outras questões serão respondidas neste post:

Saldos na França - os saldos são estritamente regulamentados por lei na França, com data para começar e terminar em todo o território francês. São dois saldos por ano, um no verão (começa no final de junho) e o outro durante o inverno (início de Janeiro). Os dois saldos duram, em média, 5 semanas cada um.

Muita gente não sabe, mais os produtos que entrarão em saldo devem estar há pelo menos 1 mês disponível à venda. Contudo, é proibido qualquer loja utilizar a palavra "saldo" como apelo comercial antes da data oficial determinada pelo governo. 

Produtos ou serviços em saldo - dentro das lojas ou no ambiente virtual, os produtos ou serviços em saldo devem estar bem identificados, assim como os que não estão em promoção, novas coleções, etc.

Preços -  A lei francesa determina que os preços estejam visíveis. Em caso de preço duplicado, assim como no Brasil, aqui na França vale o menor preço. Alguns produtos como livros, o preço deve estar fixado na capa. Já os produtos em saldo,  o preço normal e de saldo devem estar devidamente marcados.

Prazo de troca na loja - comprou algo e se arrependeu? A roupa não ficou boa? Péssima notícia! Na França não existe prazo legal para a troca ou reembolso de produtos comprados em loja (exceto computadores e alguns produtos de informática). Contudo, a maioria dos comerciantes, almejando um bom relacionamento com o cliente, oferecem um prazo para trocas (geralmente o prazo é de 7 dias e está marcado no cupom fiscal ou contrato). Fique atento e se informe do prazo de troca na loja (ou reembolso) no momento da compra. Procure saber também se a loja troca ou reembolsa produtos em saldo (a maioria não troca, nem reembolsa, infelizmente).

Já para produtos comprados com defeito de fabricação (vice cache - vício escondido), identificados logo após a venda, a lei determina que o consumidor se dirija o mais rápido possível à loja para efetuar a troca ou ser reembolsado. A lei se aplica também aos produtos em saldo que estejam com defeito.

Prazo de troca de compras online - Se a compra tiver sido efetuada pela internet, o prazo legal de troca é de 14 dias (até junho do ano passado era de apenas 7 dias). Alguns comerciantes podem aumentar este tempo de troca. Neste caso, o prazo deve estar bem especificado no contrato ou cupom fiscal. Caso queira trocar um produto comprado pela internet, saiba que o lojista não é obrigado legalmente a arcar com o custo de envio do produto, exceto se o produto estiver com defeito. Felizmente, a maior parte dos comerciantes na França, oferece este envio grátis para estimular as vendas online.

Garantia -  na França roupas e calçados não possuem garantia legal e fica a critério da loja trocar ou não estes produtos. 

Já a maioria dos produtos eletrônicos, eletrodomésticos, além de móveis, o prazo de garantia legal é de 6 meses. Contudo, alguns comerciantes podem estender este tempo de garantia para 1 ou 2 anos (garantia contratual). 

Caso seu produto apresente uma falha de fabricação durante o prazo de garantia, o procedimento à seguir é se dirigir ao Serviço de Atendimento ao Consumidor, munido do cupom fiscal, e pedir a reparação. O fabricante terá o prazo de 2 meses para realizar o reparo, trocar o produto por um do mesmo valor ou lhe reembolsar. Geralmente o serviço de garantia aqui na França funciona bem e dificilmente você esperará todo este tempo para ter seu produto de volta.

A garantia da maioria dos produtos é válida apenas em território francês. Na compra, procure se informar se o produto possui garantia internacional.

Propaganda enganosa - como no Brasil, a propaganda enganosa é severamente punida na França. O Serviço de Repressão de Fraudes também estará atento às lojas que praticam falsos saldos. Neste caso, o lojista pode ser multado em, no mínimo, 15 mil euros. 

Onde reclamar? - caso tenha algum problema, a lei determina que você tente resolver primeiro com o comerciante. Caso não obtenha sucesso, deve acionar a justiça ou procurar uma associação de defesa do consumidor (aqui não tem Procon, infelizmente). Na França existem 3 tribunais:

1) Juge de proximité  - juiz que resolve simples conflitos, para ações de até 4 mil euros. Gratuito, sem custo processual.
2) Tribunal d'instance - para ações de 4 mil a 10 mil euros. Custos do processo pago por quem perde a causa.
3) Tribunal de Grande Instance -  para ações superiores a 10 mil euros. Neste caso você é obrigado a constituir um advogado.  Custos do processo pago por quem perde a causa.

Na prefeitura da sua cidade você pode se informar onde encontrar cada um destes tribunais.

Caso opte por não procurar a justiça (o que eu aconselho se seu caso for menos complexo), procure uma associação de defesa do consumidor, que pode lhe ajudar com o problema, inclusive mediando o conflito junto ao comerciante ou fabricante. Na maioria das vezes, as associações resolvem os problemas mais rapidamente (veja lista das associações abaixo).

Você pode ainda procurar um advogado especializado em defesa do consumidor (são pagos). 

Lista, por segmento, das associações de defesa dos consumidores na França

Comentários

  1. Meu marido deixou o celular na Boygue para reparo com a proposta de devolverem em 7 dias, tem 8 meses que vamos lá e nunca o celular está lá. Mas os funcionários da Boygue dizem no atendimento telefônico que rastreando o aparelho consta lá na loja após os 7 dias. Hoje meu esposo esteve lá e disseram que há um cofre e eles não tem as chaves. Um descaso

    ResponderExcluir
  2. Meu Marido nesse período teve aneurisma abdominal, sofreu um choque hemorrágico, teve depressao além das preocupações e desemprego mais a Boygue cobrando um celular que deixou como empréstimo. Sendo que o celular dele está na Boygue e sempre informam que não está cansativo a desorganização do sistema dessa empresa e desrespeito com o cliente de 10 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso você deve procurar um mediador, que vai ajudar na resolução do problema. A União Europeia, por exemplo, disponibiliza um serviço de mediação de conflitos. Basta você prestar a queixa online e aguardar a resposta formal da Bouygues. Caso a resposta seja negativa, eles te aconselham para qual instância da justiça você pode reclamar. Este site pode ajudar: https://www.europe-consommateurs.eu/une-question-une-reclamation.html

      Excluir
  3. Le juge de proximité n'existe plus depuis juillet 2017.

    Pour les litiges de moins de 5 000 €, vous devez désormais saisir le tribunal judiciaire. Ce tribunal peut comprendre, en dehors de son siège, des chambres de proximité appelées tribunaux de proximité.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde estou com um relógio na garantia vai fazer 2 meses e a loja, no caso e. Lecler não está nem ai

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa