quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Atenção viajantes: epidemia de gripe em Paris

Se você vai estar em Paris nas próximas semanas, redobre os cuidados para não ficar gripado e acabar com suas férias. É que uma epidemia de gripe vem se espalhando pela França, especialmente nas grandes cidades. 

Apenas na semana passada, mais de 600 mil novos casos foram detectados no país, de acordo Instituto de Vigilância Sanitária Francês. Desde do inicio deste ano, 2,1 milhões de pessoas já foram infectadas pela gripe na França. 

Na região de Île-de-France (onde está localizada Paris), já foram registrados 1,5 milhões de casos. A maioria das infecções são pelo vírus do tipo A(H3N2), o mais comum no hemisfério norte. 

Desde o início da epidemia, em novembro do ano passado, a quantidade mortos em decorrência do agravamento da gripe já chega a 72 em toda a França. Crianças e idosos acima de 60 anos são os mais atingidos. Alguns hospitais e consultórios médicos estão sobrecarregados.

Mas o que fazer para se prevenir?

A melhor forma de prevenir é redobrando a atenção com a higiene (principalmente das mãos) e se vacinar. De acordo com os especialistas, a vacina contra a gripe aplicada no Brasil não seria tão eficaz contra o vírus da gripe aqui da Europa, pois os vírus mudam de acordo com cada país. 

Até mesmo a vacina que está sendo aplicada na França este ano está sendo considerada ineficaz, pois cerca de 20% dos casos de gripe diagnosticados até agora são em pessoas que tomaram a vacina. Por isso, siga as dicas abaixo para não entrar nas estatísticas:

  • Se puder, evite ambientes fechados por muito tempo;
  • Evite se aproximar muito de pessoas gripadas;
  • Ande com álcool gel na bolsa e passe nas mãos sempre que sair do transporte público ou tocar em algum equipamento público; 
  • Lave as mãos sempre;
  • Se você mora em Paris, se vacine o quanto antes. A vacina deve ser solicitada ao seu médico. Ela custa, em média, 3 euros (na farmácia) + 7 euros a aplicação  (aplicação é feita pelo seu médico).
  • Caso esteja visitando Paris, não adianta tomar a vacina da gripe aqui, pois ela demora 2 semanas para ter efeito. Relaxe, siga estes procedimentos de higiene e curta Paris ao máximo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário