terça-feira, 7 de abril de 2015

Devo pagar gorjeta em Paris?

Devo pagar gorjeta em Paris? Esta é uma pergunta frequente entre os turistas que visitam a cidade luz. E a resposta é: depende. Vou explicar porque...

Na França, bares e restaurantes não cobram taxa de serviço como os 10% cobrados no Brasil. Ou seja, aqui na França você paga a conta apenas com o que consumiu e ponto.

Mas apesar de não haver esta obrigação de se pagar pelo atendimento, os franceses tem o hábito de sempre deixar uma gorjeta ao garçom quando são bem atendidos. Esta gorjeta não tem valor ou porcentagem estipulada. Os franceses pagam o que podem e o que acham justo pelo serviço que receberam. Você pode deixar 1 euro, 2 euros, 5 euros, quanto seu bolso permitir...

Eu, por exemplo, só deixo gorjeta se o atendimento for bom (geralmente sou sempre bem atendido em Paris, tenho sorte!). Mas se o atendimento for ruim, pago a conta e vou embora, não deixo nenhuma nota ou moedinha em cima da mesa. 

Deixar ou não deixar gorjeta é encarado de forma natural aqui na França, mas óbvio, se você é bem atendido é sempre bom compensar o garçom por uma questão de "politesse". Além disso, a gorjeta oferecida pelos clientes é somada e dividida entre todos os garçons no final do dia, o que ajuda bastante estes profissionais com um complemento de salário no final do mês. 

Espero que esta dica tenha sido importante para sua visita à Paris. Para obter mais dicas e seguir nosso blog, acompanhando as notícias em tempo real, não deixe de clicar aqui e curtir nossa página no Facebook.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário