sábado, 25 de abril de 2015

Os 8 queijos franceses que você precisa experimentar!

Símbolo da cultura e da cozinha Francesa, o queijo (fromage, em francês), está presente diariamente na mesa de 64% dos franceses. Outros 94% da população come queijo pelo menos 1 vez por semana. Na França, o queijo é a paixão nacional!

E para se ter uma ideia deste mercado, a cada segundo 57kg de queijos são consumidos no país. E a variedade é enorme! Aqui na França, você pode encontrar mais de 1 mil variedades de queijos, indo dos deliciosos artesanais, aos biológicos e até mesmo os industriais.

Nosso blog preparou uma lista com os 8 queijos que você não deve deixar de experimentar durante sua visita à França. A lista vai desde os mais consumidos, até aqueles menos conhecidos, mas que são uma delícia e vale a pena experimentar!

Emmental - este foi o queijo mais consumido pelos franceses em 2014. Produzido com leite de vaca, ele está sempre presente em sanduíches, saladas, massas, etc. É consumido também ralado (rapê). Aliás, os franceses utilizam muito o queijo emmental como queijo ralado. Talvez seja por este motivo que ele é o mais apreciado. Não é muito forte e combina bem com qualquer prato. Ah! vale lembrar que o emmental é um queijo de origem suíça, que foi incorporado a cultura e culinária francesa.

Camembert - o 2º queijo mais consumido pelos franceses, eu considero o camembert o polêmico da nossa lista. Ele tem o gosto e o cheiro extremamente fortes, chegando a feder se você o guarda na geladeira. Eu não consigo comer mais que uma pequena fatia e deixo o camembert sempre para o final se estiver apreciado uma tábua de queijos durante um jantar, por exemplo. A maior parte dos queijos camembert consumidos na França são de fabricação industrial. O Camembert da região de Normandie (norte da França) é fabricado artesanalmente.

Chèvre -  nada mais que o famoso queijo de cabra! É o terceiro queijo mais consumido na França e o preferido das mulheres. Existem centenas de queijos de cabra, tanto de fabricação artesanal, quanto industrial. A febre do momento é o Buche de Chèvre, simplesmente uma delícia que combina bem com um bom vinho tinto!


Roquefort - um dos meus preferidos! É um queijo AOP (Apelação de Origem Protegida), ou seja, só pode fabricado em uma região da França: Aveyron, próximo aos Pyrénées. Por questão de higiene, 99% dos queijos roquefort atuais são produzidos com leite de vaca pasteurizado, ou seja, é um queijo onde o processo de fabricação e maturação é feito em fábricas. De toda forma, é delicioso e vale a pena ser degustado! Atenção, o Roquefort, apesar de delicioso é muito salgado e deve ser consumido com moderação por pessoas que tem problemas arteriais.

Cantal - também um queijo delicioso e que você precisa experimentar na sua visita à França! É um queijo AOP e só pode ser produzido artesanalmente na região de Auvergne (centro da França). O cantal pode ser encontrado em 3 affinages, que é o tempo de maturação para que o queijo ganhe seu sabor. São elas:
Jeune - descanso numa cave de 30 a 60 dias; entre-deux - 90 a 120 dias de descanso; vieux - no mínimo 240 dias. Eu prefiro o cantal jeune e o entre-deux, pois possuem um gosto mais suave. Dica: O Cantal vieux é super forte e nem todo mundo aprecia seu gosto. Eu adoro se acompanhado de um bom vinho tinto!

Saint-Nectaire - queijo artesanal produzido na região vulcânica do Puy-de-Dôme, centro da França. Possui uma textura mole por dentro e um leve perfume de nozes. Também um dos meus preferidos! Anota ai na sua lista!


Comté - produzido artesanalmente, o queijo comté é simplesmente delicioso! É um queijo levemente perfumado, pois as vacas se alimentam num pasto em regiões com bastante flores, como as camélias, por exemplo. Assim como o queijo cantal, o comté tem um tempo de maturação longo. O mais jovem está pronto para o consumo em, no mínimo 4 meses. Já o mais velho pode ficar em maturação por até 3 anos e meio. Definitivamente, este queijo não deve ficar de fora da sua lista durante sua visita à França!

Brie - o queijo brie é um queijo pâte molle de croûte fleurie, ou seja, um queijo mole por dentro, protegido por uma crosta dura esbranquiçada. Existem dezenas de variedades de queijos bries. O camembert é um queijo brie, mais existem outros mais suaves no sabor e no cheiro, como famoso Caprice de Dieux, que você pode encontrar nos supermercados facilmente. Caso queira experimentar bries diferentes, tanto de vaca ou de cabra, a dica é ir numa fromagerie e pedir o conselho do fromager, que é o vendedor especialista em queijos.

Dicas: Nas fromageries você encontra centenas de variedades de queijos. Em Paris existem várias. Caso não encontre uma formagerie, não tenha medo de comprar no supermercado (80% dos franceses compram queijo nos supermercados). Nas grandes redes como Carrefour, Auchan, Casino, Franprix, Monoprix, etc, você encontra uma sessão só de queijos. Nos mercados e feiras livres você também encontra estes queijos da nosso lista e outras dezenas. 

Espero que você tenha curtido as dicas e se tiver outras sugestões de queijos franceses não hesite em compartilhar conosco nos comentários. E para ficar pode dentro das melhores dicas de Paris, clique aqui para seguir nossa página no Facebook.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário