Pular para o conteúdo principal

As fontes de água potável, incluindo com gás, de Paris

As Fontaines Wallace, em forma de esculturas, são as mais comuns e charmosas de Paris
Muita gente não sabe que Paris possui mais de 119 fontes de água potável. Elas estão espalhadas pelos 20 bairros da capital francesa e a água pode ser bebida sem nenhum medo, pois a qualidade é controlada quase que diariamente. 

As fontes de água potável começaram a ser construídas durante a idade média em Paris, época a qual não existia rede de distribuição como conhecemos hoje. Para se servir do líquido precioso, os parisienses durante séculos precisaram  sair de suas casas e ir até as fontes, que eram alimentadas por aquedutos ou desviadas do rio Sena ou pequenos riachos.

Fonte no bairro 19 de Paris
Hoje em dia, as fontes (inclusive as antigas) estão ligadas à rede de distribuição. São cerca de 119, que oferecem água potável aos moradores e turistas. Basta chegar, encher a garrafinha e matar a sede. É de graça!

Você encontra várias destas fontes em locais conhecidos, como em frente a prefeitura de Paris (Hôtel de Ville), perto de Notre Dame, do Louvre, do Jardin de Luxembourg, das Tuilleries, em Montmartre, e até mesmo perto da Torre Eiffel. Algumas são em forma de torneirinha e outras são mais antigas, as chamadas "Fontaines Wallace", ou seja, fontes em forma de lindas estátuas, algumas do século XVIII. 

E tem mais! Desde 2010 a prefeitura de Paris vem implementando um projeto para espalhar fontes de água com gás por toda a cidade. Hoje, já existem 6 desde tipo, onde você pode ser servir gratuitamente. As fontes de água com gás podem ser encontradas na entrada do Parc André Citroën; no Jardim d'Eoli; nas Berges do Seine; no Parc Martin Luther King, no Jardin de Reuilly e a última na rue Neuve-Tolbiac, no número 19. 

Fonte de água com gás em Paris

E para saber onde encontrar a fonte mais perto de você em Paris, clique aqui para conferir no mapa.

Se gostou desta postagem, não deixe de nos seguir no Facebook clicando aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa