quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Em setembro, acabam as zonas para quem tem Navigo


A notícia que muitos esperavam finalmente chegou! A partir de setembro deste ano, acaba de vez as zonas para quem tem Navigo Anual, mensal, semanal ou estudante. Isso significa que você você poderá andar ilimitadamente de trem, metro, tranway e ônibus por toda região de Île-de-France. E sem pagar mais!

Como era? 

A região parisiense é enorme. Existem várias cidades ao redor de Paris, que formam a região de Île-de-France. Para se locomover entre todas estas cidades é preciso usar um trem chamado RER, que vai para bem longe de Paris. São várias linhas, que assistem toda a região parisiense. O problema é que quanto mais longo o trajeto até Paris (ou vice-versa), mais caro é o valor do contrato de transporte.

Para calcular este valor, a empresa que administra o transporte aqui, dividiu a região de Île-de-France em 5 zonas. Paris está no centro, na zona 1. Caso precise se locomover apenas em Paris e cidades coladas, seu contrato é zona 1 e 2, que custa cerca de 70 euros.  Mas se você mora, por exemplo, na cidade de Versailles (que está na zona 4) e precisa ir à Paris todos os dias, terá que desembolsar 107 euros todos os meses. Era justamente isso que irritava os usuários, que conseguiram finalmente acabar com as zonas. 


 Como vai ser a partir de 1 de setembro? 

A partir de 1 de setembro de 2015, acaba de vez as zonas para quem tem Navigo Mensal, Anual ou semanal. O Navigo estudante (Imagine R) também está incluso. Ou seja, você vai poder circular  ilimitadamente entre todas as zonas pagando apenas 70 euros por mês. O benefício será concedido automaticamente para que tem contrato nas zona 1-2, 1-3, 1-4, 1-5, 2-4, 2-5 e 3-5. Quem paga apenas pelas zonas 2-3, 3-4 ou 4-5 não terá direito à mudança.  

A mudança é válida para turistas?

Infelizmente não. O benefício é válido apenas para quem mora aqui e tem o cartão de transporte Navigo. Os turistas continuarão comprando os tickets e pagando de acordo com o trajeto (leia mais aqui). 

Espero que você tenha curtido mais esta dica e aproveite para conhecer a fundo toda região Parisiense. Não esqueça de nos seguir lá no Facebook clicando aqui.  Até breve... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário