Pular para o conteúdo principal

Prazo para receber Titre de Séjour pode ultrapassar 6 meses

O departamento de Seine-Saint-Denis concentra a maior parte dos imigrantes da região parisiense. A imagem mostra a fila na prefeitura de Bobigny
A crise de imigração que a Europa vem enfrentando nos últimos meses vem provocando alguns gargalos em serviços prestados pelo Estado francês. Ultimamente, o estrangeiro que precisa renovar um simples Titre de Séjour, por exemplo, precisa esperar pelo menos 6 meses para receber o documento. As grandes cidades, como Paris e seus arredores, são as mais afetadas, já que boa parte dos imigrantes se instalam capital francesa. 

No início de junho deste ano, dei entrada no pedido de renovação do meu Titre de Séjour. Após 5 meses de espera e muitos transtornos, finalmente recebi o aguardado SMS com a data para buscar meu documento. Alguns amigos brasileiros, que também renovaram o titre de séjour neste ano, relatam o mesmo problema. 

Outra dificuldade encontrada pela comunidade brasileira e estrangeiros em geral é a falta de vagas nos cursos de francês, oferecidos gratuitamente pelo Estado aos estrangeiros. Se até o ano passado sobravam vagas nos cursos, neste ano, encontrar uma vaga para começar a estudar a língua francesa está quase impossível, pois a procura vem sendo alta.

O governo francês estima que, apenas em 2015, o pais receberá mais de 60 mil pedidos de asilo. O número real pode ser ainda maior, considerando a crise na Síria. 

Atualmente, 2,5 milhões de estrangeiros possuem Titre de Séjour na França, sendo 1,8 milhões beneficiados com o Titre de 10 anos de validade. Ou seja, um batalhão de pessoas precisa enfrentar anualmente o processo burocrático de renovação do documento que permite ao estrangeiros ficar em situação regular no país. 

Um projeto de lei vem sendo debatido no senado com o intuito de conceder Titres de Séjours iniciais com validade entre 2 e 10 anos. Mas pelo menos por enquanto, a lei não passou e vem sendo bastante criticada pelos partidos de extrema direita.

O que fazer em caso de atraso da entrega do Titre de Séjour?

Toda vez que você dar entrada no pedido ou renovação do Titre de Séjour, a prefeitura lhe entrega um documento chamado récépissé. Isso significa que até o seu Titre ser entregue, você está em situação regular no pais, tendo inclusive direito de trabalhar. 

O problema é que o récépissé tem validade de apenas 3 meses e como a entrega dos Titres de Séjours tem ultrapassado, em alguns casos 6 meses, você corre o risco de ficar irregular neste período. 

Caso o seu récépissé esteja perto de vencer e você não tenha recebido seu Titre de Séjour é importante procurar a prefeitura para renovar o récépissé. Você não paga nada para a renovação e terá mais 3 meses para aguardar a chegada do seu Titre de Séjour.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa