sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

3 filmes que ajudam a ver a França sem clichês

Muitas vezes, a visão que os turistas tem da França é um pouco distorcida, o que é normal, pois em poucos dias de visita não é possível decifrar e entender como funciona uma sociedade, uma cultura e toda sua complexidade. Até mesmo nós que moramos aqui, às vezes demoramos um pouco para entender certas nuances sociais.

Como em todos os lugares, a França tem o seu lado mágico e clichê (o que conhecemos quando visitamos os pontos turísticos) e o lado mais obscuro que, apesar de não estar escondido, não está tão perceptível aos olhos dos turistas. É a realidade vivida diariamente pelas classes sociais menos favorecidas, pelos imigrantes e também por muitos franceses. Pessoas comuns que batalham em busca de oportunidades e uma vida melhor. Muitos conseguem, outros não. A maior parte continua batalhando...

E o cinema francês retrata com um realismo impressionante este outro lado da França que muitos desconhecem (ou ignoram). Nos últimos meses, 3 filmes em especial me ajudaram a entender este lado mais obscuro da França. Se você quer conhecer um pouquinho mais a fundo a França, vale a pena assisti-los.

Dheepan – O Refúgio

Conta a história de 3 refugiados da guerra civil no Sri-Lanka que se fazem passar por uma família para poderem obter o estatuto de refugiados na França. Por que é interessante este filme? Porque mostra exatamente como vivem os habitantes da periferia, maior parte estrangeiros e em situação social delicada. Mostra ainda o tráfico de drogas na periferia, além do tratamento que o governo francês dar a alguns refugiados, explicando (talvez) os motivos de muitos não desejarem permanecer na França. Foi um filme que me tocou bastante e vale muito a pela ser visto.





Samba
Adoro os filmes com o ator Omar Sy, pois mesmo a situação sendo dramática, ele consegue interpretar majestosamente e dar uma leveza incrível ao enredo. E depois de arrasar em "Os Intocáveis", ele volta em "Samba", filme que conta a história do jovem de mesmo nome, que veio do Senegal, vive na França ilegalmente há 10 anos e sempre consegue trabalhos os quais os franceses não gostam muito de fazer. Até que um dia ele é preso por estar ilegalmente na França e depois intimado a deixar o país. A advogada Alice, que trabalha numa ONG faz de tudo para ajudar Samba e os dois chegam a viver uma paixão (mais sem clichês...). Por que ver este filme? Porque mostra o estigma de muitos estrangeiros que mesmo vivendo há anos na França e estarem totalmente integrados não conseguem se legalizar.


Os Intocáveis

Também com Omar Sy, o filme é incrível e conta a história de um jovem francês que não ver qualquer perspectiva de vida, de trabalho, de futuro, até encontrar o milionário Philipe, que é paraplégico. Juntos, um descobre a realidade do outro, e vivem aventuras emocionantes. Por que ver este filme? Porque mostra a desmotivação dos jovens da periferia, que sem oportunidades, já deixaram de ver a França como o país da Igualdade, liberdade e fraternidade.



Todos os filmes podem ser encontrados facilmente na internet e com legenda em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário