terça-feira, 16 de agosto de 2016

Curso de Francês grátis em Paris

Se você está chegando agora em Paris, não fala nada de Francês e está procurando um curso, você entrou no blog certo. Já havíamos dado esta dica, mas resolvi reescrever este post porque algumas regras para as inscrições mudaram. 

Como já expliquei, a prefeitura de Paris oferece cursos gratuitos para quem vive na cidade. Os cursos gratuitos são de nível iniciante (A1 e A2) e te preparam para entender o básico da língua, de uma maneira que você se torne mais independente no dia-a-dia. 

Mas devido a grande demanda, algumas regras mudaram. Se antes não era preciso visto e até mesmo quem estava em situação irregular podia se inscrever, agora, para se inscrever de graça na maioria dos cursos oferecidos pela prefeitura, é preciso ter um visto de mais de 3 meses. Ou seja, brasileiros que estejam de passagem por Paris (90 dias ou menos, ou sem visto) não poderão mais se inscrever de forma gratuita, como acontecia antes. Quem estiver nesta situação e desejar fazer o curso terá que pagar 300 euros + taxa de inscrição, por mais ou menos 3 meses de curso, 3 vezes por semana (o que não deixa de ser um valor razoável tendo em vista que a maioria dos cursos de francês custam mais de 300 euros o mês).

Outra mudança foi referente as faltas. Se antes existia certa tolerância com os faltosos, agora a tolerância é 0. Basta uma falta não justificada (e documentada) para que você seja eliminado do curso. 

Tendo em vista as novas regras, vamos às informações sobre o curso na associação "Centre d'Animation Jean Verdier", com a professora Dominique Durchon.

Curso de Francês nível iniciante A1 e A2
Carga horária: 150 horas
Dias: segundas, terças e quintas. 
Horário: período da manhã
Inscrições: nos meses de janeiro e setembro. 
Taxa de inscrição: 27,50 euros (taxa deve ser paga por todos, portador de visto ou não).
Valor do curso: gratuito para quem está em situação regular (possui visa ou titre se séjour) e 300 euros para os demais. 
Endereço: 11, Rue de Lancry - 75010, Paris.
Metrô linhas 3, 5, 8, 9, 11 (Estação République).


Espero que vocês tenham curtido esta dica. Não esquece se nos seguir lá no facebook clicando aqui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário