Pular para o conteúdo principal

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale
A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos. 

Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale, com um número de sécurité sociale. Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc.

Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se beneficiar do sistema se comprovarem que já vivem na França há algum tempo e que não podem arcar com despesas de saúde. 

Com a carte vitale e o número de sécurité sociale em mãos, você já pode usar sistema, que funciona da seguinte forma:

CONSULTAS MÉDICAS: Na França, toda vez que você for ao médico (não importa a especialidade) precisa pagar a consulta para depois ser reembolsado. O médico lhe pedirá sua carte vitale e a colocará numa maquininha (como destas de cartão de crédito). Neste momento suas informações serão encaminhadas a caisse d'Assurance Maladie, que lhe fará o reembolso de parte do que você pagou. Exemplo: um clínico geral que custa 25 euros a consulta, a Assurance Maladie lhe reembolsará 70% deste valor (em média 16 euros). Os outros 30% são reembolsados pela sua Mutuelle, que vou falar no próximo tópico.

A Mutuelle 


A Mutuelle é um plano de saúde privado que pode ser opcional. Caso você seja empregado de uma empresa, a Mutuelle passa a ser obrigatória, ou seja, você já é coberto pela Mutuelle da sua empresa. Pegando o exemplo  acima, é a sua Mutuelle que irá reembolsar os outros 30% da sua consulta médica. 

Caso você seja profissional liberal ou não trabalhe, precisará pagar sua própria Mutuelle. Vários bancos e seguradoras oferecem Mutuelles a preços distintos. O preço médio de uma Mutuelle com boa cobertura fica na média de 30 euros se você for empregado e o dobro caso você mesmo pague sua Mutuelle.

Medicamentos

Na França, existe uma lista de medicamentos essenciais que são cobertos pela Assurance Maladie. Quando o médico lhe prescrever um remédio, basta ir na farmácia, apresentar sua carte vitale para ter acesso aos medicamentos básicos sem pagar nada. Mas atenção, como acontece com as consultas, para alguns medicamentos, a Assurance Maladie só cobre uma porcentagem e a outra é paga pela Mutuelle. Caso você não tenha Mutuelle ou o medicamento prescrito não seja coberto pela Assurance Maladie, você precisará arcar com uma parte ou a totalidade de determinado medicamento.

Exames

A grande maioria dos exames são cobertos pela Assurance Maladie, ou seja, você não precisa pagar adiantado para ser reembolsado depois. 

Internações - Uma parte é coberta pela Assurance Maladie e a outra pela sua Mutuelle. 

DICAS PRÁTICAS 


  • Quando você fizer sua carte vitale, deve indicar como deseja ser reembolsado: por depósito em conta ou por cheque. A opção mais prática é por depósito em conta bancária, pois tudo é feito automaticamente e em até 72 horas (dependendo do procedimento médico) pela Assurance Maladie e pela sua Mutuelle. Caso opte ser reembolsado por cheque, precisará solicitar ao seu médico um papel (feuille de soins médicaux) e enviar uma via para a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) e outra à sua Mutuelle. Neste caso o reembolso pode demorar algumas semanas.
  • Se você optar pelo reembolso por depósito em conta bancária (o mais prático), a sua cobertura pela Assurance Maladie e pela Mutuelle precisam estar interligadas. Este processo é chamado de téletransmission, ou seja, você tem que autorizar a Assurance Maladie a enviar as informações para a sua Mutuelle. Este processo deve ser solicitado ao mesmo tempo na caisse d'Assurance Maladie (CPAM) e na sua Mutuelle. Se você solicitar a téletransmission apenas na Assurance Maladie e esquecer de pedir o mesmo à sua Mutuelle, você não será reembolsado corretamente. Por isso é bom ter atenção quando solicitar a téletransmission. 
  • Existem diferentes opções de Mutuelle. Geralmente, as empresas oferecem 3 opções: a básica (paga apenas pela empresa), a intermediária e a conforto (que você paga uma parte e a empresa a outra). A básica cobre quase tudo, mas exclui alguns procedimentos mais complexos no dentista e oftalmologista, por exemplo. Se informe bem das suas necessidades antes de escolher determinada opção. 
  • Atenção ao preço das consultas! Os reembolsos são feitos em cima de bases estipuladas pelo governo. Um médico clínico geral a base é de aproximadamente 25 euros. Se você for num médico que cobre 50 euros a consulta, você só será reembolsado em cima da base de 25 euros. Este é um grande problema principalmente em Paris, onde a maioria dos médicos cobram acima do valor de base e você é obrigado a arcar com o resto. Por isso atenção na hora de escolher seu médico. 
  • Outra dica importante é que você deve declarar a Assurance Maladie um médico clinico geral como seu médico da família. Fazendo esta declaração você é reembolsado integralmente toda vez que for atendido (a) por este médico. Você deve pedir ao seu médico de confiança para fazer a declaração. 
ACOMPANHE TUDO PELA INTERNET

Você pode acompanhar todos os seus reembolsos pela internet, através do site http://www.ameli.fr .
Com sua carta vitale em mãos, basta fazer o cadastro. Após cadastrado, a Assurance Maladie irá enviar para sua casa as coordenadas para que você possa acessar o site. Pelo site é possível acompanhar todos os reembolsos e procedimentos realizados, assim como efetuar alguns procedimentos administrativos. Funciona super bem e é super prático! 

A maioria das Mutuelles também oferecem ferramentas online para que você possa acompanhar todos os seus reembolsos. Informe-se com sua Mutuelle. 

CARTA DE SAÚDE EUROPÉIA


Todo cidadão que vive legalmente na Europa tem direto a cobertura de saúde nos países membros do bloco se estiver em circulação, como de férias, por exemplo. A carta de saúde européia deve ser solicitada na caisse d'Assurance Maladie (CPAM), no mínimo, 15 dias antes da viagem. Você também pode solicitá-la online, pelo site da Ameli.

Em caso de problemas de saúde em outro país da Europa você será atendido de acordo com as regras do pais. Apresente sua carta européia de saúde sempre. Caso precise pagar pelo atendimento, guarde todos os recibos e os envie para a Assurance Maladie  e para sua Mutuelle quando voltar para a França. Desta forma você será reembolsado. 
-------------------------------------------------------------------------------
Agora você já sabe como funciona o sistema de saúde francês, considerado um dos melhores do mundo e o qual os franceses não abrem mão, mesmo se os impostos custam cada dia mais caro. É um sistema muito bom, que ainda funciona bem e que atende todos com igualdade. Dúvidas e dicas adicionais a respeito deste tema, não hesite em deixar seu ponto de vista através dos nossos comentários. Até a próxima dica de Paris e da França! 



Comentários

  1. Boa noite, me chamo Fabiano Miranda e sou Brasileiro residente legal em Portugal, li seu artigo e foi bem proveitoso, tenho meu cartão europeu de saúde e gostaria de saber se tem indicação de profissionais para emissão do Carta Vital da França para ser possível eu aceitar uma proposta de trabalho em uma interin Francesa e como lhe enviar meu contato para fecharmos negócio!? desde já sou grato.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiano. Com um contrato de trabalho e residência na França você pode sim solicitar a sua carta vitale. Você não precisa de intermediários, basta seguir as dicas do blog e fazer o pedido na Caisse de Assurance Maladie da sua cidade.

    ResponderExcluir
  3. Recebi a carta para reenviar os decomentos e foto exigido mas nao sei se meto no correio ou entrego na seguranca social da minha cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na dúvida, melhor passar segurança Social da sua cidade e se informar da possibilidade de enviar pelos correios.

      Excluir
  4. Muito esclarecedor,todos nos precisamos um do outro,a uniao faz a força, obrigada Herbert, teno uma duvida o meu irmao trabalha sem contrato aqui em frança como posso lhe fazer a carta vital? Desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, vim viver para França desde Julho, apenas o meu companheiro trabalha, eu ainda estou à procura, é possível eu ter acesso à carta vital? Ajude me por favor

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! Sou cidadão português e trabalho na França com contrato francês. Entretanto fico em casa arrendada pela empresa e fico 1 semana em cada local da França. Posso mesmo não tendo residência fixa em frança dar entrada em minha carta vital?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Estou indo morar em Nice e contratei seguro viagem pelo primeiro mês. Tenho cidadania italiana. Como faço para solicitar Carta vitale? Tenho direito? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo residência na França basta se dirigir a Caisse d'Assurance Maladie da sua cidade de residência e fazer o pedido.

      Excluir
  8. Bom dia, trabalho no Luxemburgo mas moro na França como faco pra faze o cartao de saúde na França?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta se dirigir a Caisse d'Assurance Maladie da sua cidade na França e fazer o pedido.

      Excluir
  9. Olá tenho uma dívida. Eu e o meu marido estamos em Paris mas o processo da carta vitale tá muito demorado. Deram lhe com o contrato CDI um número de segurança social provisório e ele mandou para a segurança social os documentos e um cheque. Depois pediram mais documentos e ele enviou mas até agora não disseram mais nada e já passaram semanas. Há alguma maneira de sabermos a situação? É mesmo assim que se procede o pedido? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, neste caso o ideal é passar na Caisse de Assurance Maladie a qual você deu entrada no pedido para saber o andamento do processo. Normalmente eles dão um prazo para tratamento do pedido.

      Excluir
  10. Me chamo Josiane Nobre, já moro aqui na França a um ano, posso tirar minha carta vitale?
    Eu trabalho com menage em condomínio em uma empresa, tenho os meus comprovantes de pagamento da empresa.

    ResponderExcluir
  11. Ola boa noite, me chamo Cassio, estou a pouco tempo em Paris, comecei a trabalhar com contrato de trabalho, voce pode me orientar quais documentos eu necessito para dar entrada para obter a carta vitale?
    Agradeço e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cássio. Os documentos estão listados na postagem.

      Excluir
  12. O meu pai está reformado da França, vive em Portugal,tem o cartão Vital , tem direito a algum reembolso das despesas médicas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pai tem direito a reembolso de despesas médicas unicamente se ele estiver declarado como residente na França. Se a residência dele estiver declarada oficialmente em Portugal é o sistema de saúde português que deve arcar com as despesas médicas.

      Excluir
  13. Olá estou na França 1 mes a trabalhar por conta próprio é possível pedir o cartão vitale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode pedir Carte Vitale estrangeiros em situação irregular que conseguirem provar que vivem no território francês há mais de 3 meses.

      Excluir
  14. Olá eu moro na França faz um ano tem residência no meu nome pago aluguel eu consigo fazer o pedido da carta vitale pela residência.

    ResponderExcluir
  15. Trabalhei na frança 3 anos agora estou a reunir todos os anos que trabalhei na Alemanha e, em Portugal para a reforma só falta a França como devo fazer ? residente na Alemanha.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde algem sabe quanto tempo vou estar a espera de reseber a minha carta vital pois já enviei a carta com a foto a um mês será que vai demurar mais até chegar a casa o cartão vital? Estive a espera já a 7 mêses para concluírem o dossier mandaram a carta para enviar a foto enviei já à um. Mês ainda não me apareseu nada alguém sabe?
    quanto tempo pode demorar a ter a carta vital na mão

    ResponderExcluir
  17. Olá boa tarde tudo bem queria saber uma imformacao eu sou portuguêsa vim grávida para França tive o meu filho aqui só que não tenho carta vital não param de enviar cartas a dizer que estou a dever xis mil euros mas eu não trabalho e tenho mas uma filha que estuda aqui o que posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se você está declarada ao sistema de saúde Português e teve seu filho na França, sem possuir carte Vitale nem Carta Europeia de Saúde, normalmente é você a responsável pelos seus gastos de saúde aqui na França.

      Os cidadãos da União Europeia devem, obrigatoriamente, apresentar a carta de saúde européia em caso de despesas de saúde fora so seu pais de residência, caso contrários, eles mesmos devem arcar com os custos. Esta é a regra.

      Não sei se este foi o seu caso, mas aconselho que você procure a Caisse d'Assurance Maladie para maiores informações.

      Vale lembrar que a carta de Europeia de Saúde é gratuita, tem validade de 2 anos. Basta solicitá-la no pais onde você reside dentro da UE.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa