Pular para o conteúdo principal

Cursos de francês na Sorbonne: vele a pena?

Os cursos de língua da Sorbonne são neste simpático prédio, no bairro 14 de Paris, perto da torre de Montparnasse.
A Sorbonne é uma das melhores universidades francesas. Localizada em Paris, é uma das universidades de maior reputação aqui na França. Além dos cursos superiores, a Sorbonne oferece também cursos de língua francesa voltado ao público estrangeiro, que são considerados excelentes. Eu já fiz dois cursos de língua lá e posso garantir que os cursos são bons, apesar dos preços serem razoavelmente altos. 

Os cursos de língua francesa da Sorbonne  são tanto diurnos, quanto noturnos. As matrículas são sempre nos meses de fevereiro, maio, junho, julho e setembro. 

Para os cursos de verão, por exemplo, você pode se inscrever no meses de maio, junho ou julho. São cursos de curta duração (30 ou 60 dias) e são excelentes para quem quer testar a Sorbonne antes de se matricular num curso semestral, por exemplo. 

E foi justamente o que fiz: me matriculei num curso de verão intensivo com um mês de duração e tive uma boa experiência, me matriculando posteriormente num curso semestral noturno, já que trabalho durante o dia.

Os cursos noturnos tem um ritmo um pouco mais lento que os diurnos, já que  maioria dos alunos trabalha e tem menos tempo para estudar em casa. Mas mesmo assim os cursos no período da noite são bons, com acompanhamento do professor, provas e exercícios adaptados para quem tem pouco tempo. Normalmente são 3 vezes por semana, 2 horas por dia, dependendo do curso que você escolher.

Alguns cursos noturnos são 5 vezes por semana, caso você opte fazer também o curso de fonética (que ainda não fiz, mas ouvir dizer que é muito bom). 


Para os cursos de curta duração, você não precisa de visto. Já para os cursos mais longos, você precisará de um visto ou titre de Séjour (uma espécie de carteira de identidade para os estrangeiros que vivem legalmente na França).

E os preços? Para os cursos a noite, paguei 900 euros por quase 4 meses de curso. Caso eu optasse também pelo curso de fonética, pagaria o equivalente a 1300 euros, com aulas todos os dias da semana (o que pode ser cansativo, já que você tem exercícios a fazer em casa). 

O curso de verão paguei 390 euros por um mês de curso, 3 vezes por semana (sem fonética). 

Existem outros cursos, conjugados com cursos de civilização francesa, como é o caso do curso intensivo semestral diurno. Este curso custa em média 2 mil euros, com aulas todos os dias, 4 horas por dia, durante 4 meses. Ele inclui aulas de civilização, que ajudam o aluno a compreender e se integrar à cultura francesa. Algumas palestras de civilização são ministradas no tradicional  (e esplendoroso) auditório da Sorbonne. 

Vale a pena?

Sim, todo esforço para aprender a língua francesa é válido se você mora, trabalha na França ou simplesmente adora a língua de Molière. Aprendi bastante na Sorbonne e consegui trabalhar meticulosamente a base do francês que eu já tinha. 

Os prós da Sorbonne

- Diploma reconhecido, já que a Sorbonne é uma das mais prestigiadas universidades da França;
- Cursos diurnos e noturnos, com flexibilidade de horário;
- Preços dentro da média de mercado para instituições renomadas.
- No centro de Paris, com vasta possibilidade de transporte público;
- Cursos de curta duração ou sob medida, com possibilidade de fonética.
- Turmas divididas por nível (faz-se uma avaliação escrita e oral para determinar seu nível);

Os Contras:

- Pouca flexibilidade dos horários da secretaria, que fecha às 16h30, deixando os alunos da noite sem assistência (é preciso chegar antes deste horário para resolver um problema relacionado ao curso).

Para conhecer os diferentes cursos de francês da Sorbonne, clique aqui.

A sorbonne está localizada no:
214, boulevard Raspail - 75014 Paris (métro Raspail)
Tél. : +33 1 44 10 77 00




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa