sábado, 20 de outubro de 2018

Qual a forma mais barata e eficiente de enviar dinheiro da França ao Brasil?


Muitos brasileiros recém chegados à  França se fazem esta pergunta frequentemente: como enviar dinheiro da França para o Brasil sem pagar muitas taxas e com a melhor taxa de câmbio? Na verdade, a primeira coisa que nos vem a mente é a Western Union, que é uma multinacional  muito conhecida e que oferece serviços financeiros no mundo inteiro. 

Na verdade, a Western Union, mesmo sendo a mais conhecida, nem sempre é a melhor escolha, apesar dela ter lojas espalhadas praticamente em todas as esquinas das grandes cidades francesas. Mas por que? Porque as taxas de envio são altas e muitas vezes o câmbio é desfavorável (assim como no seu banco francês). Eu, particularmente, utilizei a Western Union pouquíssimas vezes. Primeiro: pela razão citada anteriormente e, segundo, por achar muito complicada, burocrática e cheia de falhas a plataforma online de envio de dinheiro deles. 

Tendo em vista todos estes contratempos, durante um tempo, utilizei empresas financeiras menores, onde era preciso ir pessoalmente até uma agência para depositar os valores, o que na era digital soa no mínimo ridículo, pois você perde tempo para fazer algo que você poderia fazer em 5 minutos pela internet, sem precisar sair de casa. 

Até que num dia de férias, enquanto aproveitada uma boa praia no Recife (minha terra natal), uma amiga que mora em Londres me falou da Transferwise. Resolvi testar e adorei a praticidade e simplicidade para se enviar dinheiro ao Brasil. 






Basta fazer o cadastro no site com seus dados clicando aqui e em seguida cadastrar a conta no Brasil (ou as contas. Sim! Você pode cadastrar várias contas) a qual pretende enviar dinheiro. Feito isso, basta especificar o montante que pretende enviar e fazer o pagamento com o seu cartão de crédito europeu. Tudo online, de forma rápida, simples e segura (pelo menos eu nunca tive problemas)! Vale lembrar que o site pede cópias dos seus documentos, como passaportes e comprovantes de residência. Basta escanear ou tirar uma foto e enviar pela própria plataforma online. 

Outra coisa bacana da Transferwise é que a taxa paga por envio depende do valor o qual você vai enviar ao Brasil. Exemplo: enviando 100 euros, você paga cerca de 2,60 euros por envio. Enviando 400€ a taxa é de 6 euros aproximadamente. E vai aumentando de acordo com o valor enviado. 

Aí você pode me questionar: mas 6 euros é caro, conheço empresas que enviam por 3 euros este valor! Ok, você tem razão! Mas é aí onde está o "pulo do gato" que talvez você não tenha percebido: a taxa de cambio da Transferwise é sempre a mais elevada, a que se aproxima ao máximo da taxa de câmbio oficial (aquela que você pesquisa no Google para saber a cotação do dia)! Ou seja, mesmo se a taxa paga por envio for maior que em outras empresas, no final, após a conversão, a Transferwise sempre te paga mais! 

No site da Transferwise existe ainda uma ferramenta que te dar a possibilidade de comparar a taxa e o câmbio deles com as de outras empresas. Assim você pode ter certeza onde está fazendo o melhor negócio! E acredite, se enviar dinheiro pela Transferwise for menos vantajoso, mais caro e mais lento, eles te dizem através desta ferramenta. Isso achei o máximo!

Mais uma vantagem da Transferwise é que o dinheiro chega na sua conta brasileira em algumas horas, entre 3 e 5 horas geralmente, se você envia antes do meio-dia (no horário do Brasil, antes do fechamento das agências bancárias). E você pode acompanhar tudo pelo site, pela aplicação ou pelo seu e-mail, pois a Transferwise te informa todos os passos da transação.

Com relação a segurança, vale lembrar que a Transferwise já possui mais de 4 milhões de clientes no mundo, movimentando mais de 1 bilhão de dólares por mês.  A Transferwise também é regulada pela Financial Conduct Authority, a autoridade máxima que controla o setor financeiro do Reino Unido. A empresa também é uma das mais bem avaliadas do setor pelos clientes.

De todas as empresas que utilizei para enviar dinheiro ao Brasil, a transferwise é, sem soma de dúvidas, a mais eficiente, barata e transparente com relação ao custo e prazos. 

Abaixo deixo um vídeo da Transferwise, explicando como eles funcionam e o link para quem ainda não conhece a empresa:




Para conhecer melhor a Transferwise basta visitar o site:  https://transferwise.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário