Pular para o conteúdo principal

40% dos parisienses não acham a Champs-Élysées a mais bela avenida do mundo

                                                                                                                                                           Imagem Pixabay por David Marc
Milhares de carros e turistas circulam todos os dias pela Champs-Élysees, em Paris
Se para os turistas, a Champs-Élysées é mais bela avenida do mundo, pelo menos para os parisienses, este título está longe de ser uma unanimidade. Uma pesquisa encomenda por um comitê de arquitetos, revela que 94% dos moradores de Paris tem uma visão negativa da avenida. Deste total, 40% estimam que a Champs-Élysées não merece o título de avenida mais bela do mundo. 

Com dois quilômetros de extensão, a Champs-Élysées é uma via extremamente movimentada que corta o centro da capital francesa.  Estima-se que mais 65 mil carros circulem diariamente pela via. 

Além da grande circulação viária, é na Champs-Élysées e nos seus arredores que se concentram monumentos importantes, como o Arco do Triunfo, o Obelisco, o Grand Palais, o famoso Jardim de Tuileries e o Louvre. Isso sem falar no comércio de luxo misturado a redes de restaurantes fast-foods e lojas de departamento, que fazem desta região de Paris uma das mais movimentadas durante o dia. 

É provavelmente esta fusão de turismo descontrolado e lojas de luxo inacessíveis a maior parte dos parisienses que fazem a avenida perder seu charme. Para 71% dos parisienses entrevistados, a Champs-Élysées é muito turística. Outros 21% consideram a avenida extremamente barulhenta. Eventos como manifestações violentas nos último meses, contribuíram ainda para que os parisienses entrevistados relacionassem a avenida a adjetivos como "barulhenta", "estressante", "artificial" e "perigosa". 

Projeto pretende requalificar Champs-Élysées para jogos Olímpicos de 2024


A percepção pessimista dos parisienses com relação a Champs-Élysées poderá resultar em mudanças, pelo menos é o que pretende um grupo de arquitetos que fazem parte de um comitê local. A ideia é requalificar toda a avenida, diminuindo a circulação de veículos (2 vias ao invés das 4 atuais), criação de grandes jardins e ampliação das calçadas. O projeto da nova Champs-Élysée, que deverá ser entregue até os jogos Olímpicos de 2024 foi apresentado nesta quarta-feira (10). 

"A ideia do projeto é reduzir a circulação de veículos na Champs-Élysées, tornando-a mais atrativa aos pedestres" -explica Philippe Chiambaretta, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto da  nova avenida. 

Veja abaixo o projeto apresentado:


Atualmente a Champs-Élysées possui 4 vias para veículos. A ideia do novo projeto é tornar a avenida acessível aos pedestres. Para isso, a pista será reduzida a 2 vias, que poderão ser totalmente fechadas em alguns horários do dia, como nos fins de semana e horários das refeições. 


As calçadas deverão ser mais amplas e integradas a grandes jardins. De acordo com o projeto, tudo será modificado de acordo a luz do sol: o lado mais ensolarado da avenida acolherá principalmente cafés e restaurantes. 


Um dos símbolos da Champs-Élysées, o Arco do Triunfo será finalmente integrado a avenida. A caótica giratória ao redor do monumento dará espaço a áreas de lazer, que serão modificadas a cada estação: no inverno uma pista de patinação, na primavera grandes jardins e no verão a promessa é de levar o Paris Plage à mais bela avenida do mundo. 

E você, curtiu as mudanças? Concorda com o parisienses ou é mais otimista com relação a Champs-Élysées? Não hesite a deixar seu comentário e a nos seguir das redes sociais. Nosso Instagram é o @viverparis. Para nos curtir no Facebook, basta clicar neste link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa