Pular para o conteúdo principal

Com preço salgado, projeto de novo trem vai ligar Paris a aeroporto em 20 minutos



Um trajeto de 32 quilômetros, feito em 20 minutos entre a estação de Gare de l'Est, no centro de Paris, e o terminal 2 do Aeroporto Internacional Charles de Gaulle. Esta é a promessa do governo francês, que pretende construir sem qualquer subvenção pública, uma nova  linha de trem expressa entre a capital francesa e o maior aeroporto do país, localizado no subúrbio. 

Apesar de atualmente já existir uma linha de trem que liga o aeroporto Charles de Gaulle à Paris (o RER B), a ambição do governo é entregar aos parisienses e turistas uma linha ainda mais rápida, que faça o trajeto sem "stop" . O problema: o preço salgado de 24 euros e enormes trabalhos que devem perturbar a atual linha de trem, que liga o referido aeroporto à Paris ao preço de 10,30€, menos da metade do valor que será cobrado na nova linha. 

Se sair do papel, o novo trem expresso deve ser inaugurado antes dos jogos olímpicos de 2024, ao custo de quase 2 bi de euros. 

Como funciona atualmente a ligação de trem entre os aeroportos e Paris?

Atualmente, a ligação de trem entre Paris e os aeroportos de Orly (no sul) e Charles de Gaulle (no norte) é feita através do RER B. De Paris para Charles de Gaulle o preço do bilhete é de 10,30€. Já de Paris à Orly, o bilhete custa aproximadamente 12 euros (bilhete do RER + Orlival). 

A nova linha, que fará a ligação entre a capital e o aeroporto Charles de Gaulle custará 24 euros, preço considerado salgado entre aqueles que são contra o projeto: "Uma família ou grupo de amigos, cada um pagando 24 euros, o preço da viagem entre o aeroporto e Paris ficaria mais cara do que uma corrida de taxi ou Uber" - argumenta Charles Boyer, que usa com frequência o RER B. 

Já entre os que são a favor do projeto, o argumento é que haverá trens direto 24 horas entre o aeroporto e a capital, "Atualmente já existe ligação direta com o RER entre o aeroporto e Paris, mas não são todos os trens, a maioria para em todas as estações durante o percurso, o que deixa a viagem lenta e desconfortável. Apesar de achar 24 euros caro, o novo trem será mais uma opção" - defende a parisiense Brigite Meunier. 

Já entre os prefeitos das cidades atendidas pelo RER B o temor é de que os trabalhos de construção da nova linha perturbem o tráfego ferroviário, prejudicando milhões de passageiros. Já a ministra dos transportes, Elizabeth Borne, acredita que o projeto será benéfico também para o atual RER B, já que mais de 500 milhões de euros , segundo ela, serão investidos na modernização da atual linha. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa