quinta-feira, 11 de abril de 2019

É baratinho! Saiba como se inscrever nos cursos de língua e formação profissional da prefeitura de Paris


Está precisando fazer um curso de língua? Uma formação profissional? Um especialização ou reciclagem? Sim, é possível fazer tudo isso a preços extremamente competitivos graças a prefeitura de Paris, que disponibiliza cursos e formações profissionais a todos os públicos. 

Não importa se você mora em Paris ou na região de Île-de-France, se é francês ou estrangeiro, todos podem se candidatar às vagas. O único critério é ter mais de 18 anos e estar motivado. 

Onde se inscrever?

Todo o processo de inscrição é online, através do site https://cma.paris.fr/ . As inscrições acontecem normalmente nos meses de janeiro, agosto e setembro

Quais os cursos oferecidos?

Línguas como inglês e francês (todos os níveis), artesanato, comunicação, design, programação, marketing, mecânico, paisagista, agricultura, contabilidade, recursos humanos, arquitetura, teatro, entre outros. 

Quanto custa?

O valor depende do curso escolhido. Um curso de inglês, por exemplo, 65 horas de curso, 4 horas por semana, custa 322 euros. Valor extremamente competitivo. Para quem está desempregado ou recebe algum benefício social, é possível solicitar a isenção da taxa ou o pagamento de 50% do valor.

Onde são ministrados os cursos?

Os cursos são  ministrados em escolas da rede pública de Paris. As escolas variam de acordo com o curso e você encontra estas informações enquanto está efetuando a sua inscrição pelo site. 

Como é feita a seleção?

Durante a inscrição, você precisará defender sua candidatura, escrevendo em poucas linhas o motivo pelo qual deseja fazer determinada formação. Tudo é feito online, durante a inscrição. Uma vez enviada a sua candidatura (online), uma comissão de educadores da prefeitura de Paris analisa o seu perfil de acordo com o curso escolhido e a sua motivação pessoal. 

Como sei se fui selecionado?

Após finalizar sua inscrição online, você receberá um e-mail informando que ela foi enviada, além de uma data limite para obter uma resposta. Caso seja selecionado (na data informada), poderá ser convocado a se apresentar no local do curso para validação da inscrição. 

Que documentos são necessários para a inscrição?

Depende do curso. Leve consigo passaporte ou Titre de Séjour, além de uma foto para documento de identidade. Caso seja necessário documentos suplementares, você será avisado por e-mail. 

E como é feito o pagamento?

Após validar a inscrição presencialmente, você receberá em alguns dias outro e-mail informando o período o qual deve fazer o pagamento. Tudo é feito pela internet e você vai precisar de um cartão de crédito para pagar. 

Lista de espera

Caso não seja selecionado diretamente para a vaga, você poderá receber um e-mail lhe propondo ficar numa lista de espera. Eu aconselho fortemente que você aceite e participe do processo de inscrição, comparecendo no 1 dia do curso. No caso de desistências (acontece muito frequentemente), você terá prioridade para a vaga. 

Em quais horários os cursos são ministrados?

Existem cursos diurnos e noturnos. Tudo é informado online, durante o processo de inscrição.

Me matriculei no curso, tenho direito a solicitar visto ou carta de séjour?

Não. Os cursos são de formação profissional e não dão o direito de solicitação de visto estudantil ou titre de séjour. 

No final do curso, terei um diploma?

Sim, a prefeitura emitirá um diploma validando as competências adquiridas no curso. 

E vale a pena?

Sim, vale muito a pena! Pois quem mora em Paris sabe como formações profissionais e cursos de língua custam caro. Os cursos oferecidos pela prefeitura são uma oportunidade para quem está querendo uma formação mas não deseja ou não pode investir altos valores. Indico fortemente o curso de francês para quem está chegando na França. 

E ai, curtiu mais esta dica? então não deixa de nos seguir nas redes sociais. Nosso Instagram é @viverparis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário