Pular para o conteúdo principal

Multa de R$ 610 para quem andar de patinete nas calçadas de Paris


São mais de 20 mil patinetes elétricos em Paris. De todas as cores e marcas, eles chegaram com a promessa de facilitar o deslocamento na capital francesa. Mas a ausência de regras e de segurança transformou este tipo de transporte num grande problema de mobilidade. 

Invasão das calçadas, circulação em vias proibidas, estacionamento em local inadequado e mais de 170 acidentes todos os dias. Estas foram algumas das razões pelas quais a prefeitura de Paris resolveu regulamentar a utilização destes equipamentos. A regulamentação entrou em vigor no último dia 25 de outubro de 2019.

A partir de agora, usar patinetes elétricos em Paris tem regras e você que vive ou está visitando a cidade luz deve ficar atento para evitar as multas, que estão mais que salgadas. Nosso blog preparou um resumo de como utilizar os patinetes dentro da lei em Paris. Confira:

Onde posso utilizar patinetes elétricos em Paris?

Está autorizado o uso de patinetes elétricos por maiores de 12 anos em todas ciclovias parisienses. Circular nas calçadas é completamente proibido. Em locais onde não há ciclovias os patinetes devem circular pelas vias limitadas a 50 km/h, como as faixas de ônibus. Casos de desrespeito a lei podem ser multados em 135 euros (cerca de 610 reais). 

É preciso usar capacete ou equipamento de segurança?

Não é obrigatório, mas indicado. Caso não possua capacete ou outro tipo de equipamento de segurança você não corre o risco de ser multado.

Posso escutar música enquanto ando de patinetes?

Não. O uso de fones de ouvido é proibido e a multa para os desobedientes é de 35 euros.

Posso andar de patinete elétrico a 2?

Não, nada de andar de patinete a dois. A não ser que esteja disposto a correr o risco de pagar uma multa de 135 euros. 

Qual a velocidade máxima permitida nos patinetes elétricos?

A velocidade máxima permitida é de 25km/h. Ultrapassar esta velocidade pode acarretar uma multa salgada de 1500 euros (3 mil euros em caso de reincidência).

Onde estacionar os patinetes elétricos?

Esta proibido estacionar os patinetes elétricos nas calçadas ou nas vias públicas. Para evitar a multa de 35 euros você deve estaciona-los nas vagas de estacionamento na rua (carro ou moto). A prefeitura de Paris está ainda criando 15 mil vagas de estacionamento para os patinetes. E nada de tentar dar um jeitinho e estacionar o patinete na calçada se ninguém estiver vendo, pois a prefeitura de Paris poderá pedir a empresa responsável pelo patinete os dados da última pessoa que o utilizou e aplicar a multa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa