quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Multa de R$ 610 para quem andar de patinete nas calçadas de Paris


São mais de 20 mil patinetes elétricos em Paris. De todas as cores e marcas, eles chegaram com a promessa de facilitar o deslocamento na capital francesa. Mas a ausência de regras e de segurança transformou este tipo de transporte num grande problema de mobilidade. 

Invasão das calçadas, circulação em vias proibidas, estacionamento em local inadequado e mais de 170 acidentes todos os dias. Estas foram algumas das razões pelas quais a prefeitura de Paris resolveu regulamentar a utilização destes equipamentos. A regulamentação entrou em vigor no último dia 25 de outubro de 2019.

A partir de agora, usar patinetes elétricos em Paris tem regras e você que vive ou está visitando a cidade luz deve ficar atento para evitar as multas, que estão mais que salgadas. Nosso blog preparou um resumo de como utilizar os patinetes dentro da lei em Paris. Confira:

Onde posso utilizar patinetes elétricos em Paris?

Está autorizado o uso de patinetes elétricos por maiores de 12 anos em todas ciclovias parisienses. Circular nas calçadas é completamente proibido. Em locais onde não há ciclovias os patinetes devem circular pelas vias limitadas a 50 km/h, como as faixas de ônibus. Casos de desrespeito a lei podem ser multados em 135 euros (cerca de 610 reais). 

É preciso usar capacete ou equipamento de segurança?

Não é obrigatório, mas indicado. Caso não possua capacete ou outro tipo de equipamento de segurança você não corre o risco de ser multado.

Posso escutar música enquanto ando de patinetes?

Não. O uso de fones de ouvido é proibido e a multa para os desobedientes é de 35 euros.

Posso andar de patinete elétrico a 2?

Não, nada de andar de patinete a dois. A não ser que esteja disposto a correr o risco de pagar uma multa de 135 euros. 

Qual a velocidade máxima permitida nos patinetes elétricos?

A velocidade máxima permitida é de 25km/h. Ultrapassar esta velocidade pode acarretar uma multa salgada de 1500 euros (3 mil euros em caso de reincidência).

Onde estacionar os patinetes elétricos?

Esta proibido estacionar os patinetes elétricos nas calçadas ou nas vias públicas. Para evitar a multa de 35 euros você deve estaciona-los nas vagas de estacionamento na rua (carro ou moto). A prefeitura de Paris está ainda criando 15 mil vagas de estacionamento para os patinetes. E nada de tentar dar um jeitinho e estacionar o patinete na calçada se ninguém estiver vendo, pois a prefeitura de Paris poderá pedir a empresa responsável pelo patinete os dados da última pessoa que o utilizou e aplicar a multa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário