Pular para o conteúdo principal

Quanto custa comprar ou alugar um imóvel em Paris?

Na conversão atual é preciso 45 mil reais para comprar apenas 1 metro quadrado na capital Francesa


Viver em Paris não está fácil nem mesmo para os franceses. Com a média do metro quadrado ultrapassando os 10 mil euros, muitos parisienses vem encontrando dificuldades para se alojar na capital francesa. 

Um estudo recente da associação "Notaires du Grand Paris", divulgada pelo Jornal Le Monde, revelou que em 10 anos, os imóveis em Paris se valorizaram 62% em alguns bairros. Em 2008, por exemplo, era possível comprar um apartamento de 50 metros quadrados em Paris por 200 mil euros (4 mil euros o m² no bairro mais popular) ou 400 mil euros (o dobro, num bairro mais nobre). 

Atualmente, para se adquirir os mesmos 50 metros quadrados, seria necessário desembolsar mais de 500 mil euros (o equivalente a 2 milhões em duzentos mil reais) por um simples studio num bairro popular, onde o  custa em média 10 mil euros . E a conta fica ainda mais salgada se o comprador se aproximar de bairros mais elitizados, como os bairros 6, 15 e 16, onde   pode ultrapassar facilmente os 14 mil. 

Alugar em Paris

Se comprar um imóvel na capital francesa está difícil, alugar também também pode ser um verdadeiro combate. Com  poucos apartamentos disponíveis, se tornar locatário de um imóvel de 31  custa em média 1.126 euros (mais de 5 mil reais), ou seja, 36 euros o metro quadrado, em média. 

Mais a conta pode ficar ainda mais salgada nos bairros mais centrais, como 2º, o 3º e o 8º arrondissement, onde o aluguel por   ultrapassa facilmente os 42 euros. 

Inflação imobiliária?

De acordo com especialistas, a alta nos preços em Paris não é uma novidade, pois eles vem progredindo há décadas, com uma aceleração nos últimos 10 anos. No ano passado, por exemplo, alguns bairros da capital francesa apresentaram alta de 8%. 

Paris é hoje uma das cidades mais importantes da Europa e o turismo é apontado como uma das causas da valorização dos imóveis parisienses. A chegada de sites de locação de imóveis, como o Airbnb, por exemplo, persuadiu muitos proprietários a locar seus imóveis para turistas. Como a procura e os ganhos são mais altos neste tipo de locação, os preços foram puxados para cima, forçando a prefeitura de Paris, há cerca de 4 anos a regulamentar o preço dos alugueis para priorizar os habitantes da capital. A medida até chegou a frear o aumento dos aluguéis, mas mesmo assim a valorização imobiliária continua a progredir.

Outra causa apontada pelos especialistas que pode explicar alta dos preços de 8% em um ano é a incerteza provocada pelo "Brexit". O mercado imobiliário parisiense vem constatando uma forte procura de cidadãos europeus que vivem em Londres, alavancando os preços para cima. 

Mas mesmo com estas altas, especialistas dizem que investir em Paris continua sendo um negócio seguro e que o setor imobiliário da cidade luz não apresenta sinais de "bolha", como há alguns anos na Espanha, pois o mercado na capital francesa sempre se comportou desta maneira, variando com altas e períodos de estagnação. 

E como os franceses fazem para comprar em Paris?

Com preços acima de seu poder de compra, muitos parisienses estão cruzando as fronteiras da periferia em busca de apartamentos maiores e com preços mais atrativos. Pequenas cidades como Pantin e Montreuil, no leste parisiense, viram suas populações aumentar  e mudar drasticamente com a chegada de novos moradores vindos da capital. 

Em Pantin, por exemplo, uma cidade banhada pelo Canal de l'Ourcq e colada ao bairro 19 da capital, o preço dos imóveis mais que duplicou em dez anos. Mesmo assim, continuam mais interessantes que em Paris, com o preço do metro quadrado girando em torno de 6 mil e quinhentos euros. 

Esta atratividade vem fazendo antigos moradores de Paris se instalarem em Pantin, antes conhecida como uma modesta cidade industrial, que durante os anos 80 e 90 era praticamente habitada por trabalhadores imigrantes. Estes parisienses buscam atratividade financeira, proximidade à capital e imóveis maiores, principalmente famílias com crianças, que precisam de espaço e apartamentos mais modernos, com parking e elevador, algo raro e caro de se ter em Paris intramuros. 

Além da proximidade com Paris, cidades como Pantin e Montreuil, contam com boa infraestrutura de transportes, sendo cobertas pelo metrô e trens, o que possibilita chegar ao centro da capital em menos de 20 minutos. 

Preço de compra do metro quadrado em Paris

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa