Pular para o conteúdo principal

Como está a vida em Paris com o desconfinamento?


Após pouco mais de três meses de confinamento a França inteira começa a se desconfinar à partir desta semana. Bares, restaurantes e academias começaram finalmente a abrir. A Torre Eiffel, passará a receber visitantes do próximo dia 25 de junho. Cinemas, teatros e museus, escolas e shoppings devem começar a abrir gradativamente a partir do dia 22 deste mês.

Por enquanto, os casos de contaminação pelo Covid-19 estão num nível mais baixo do que o esperado. As UTIs, que estavam com quase 100% das vagas ocupadas na grande Paris no início do confinamento, hoje quase não tem pacientes internados pelo coronavírus. São apenas 80 pacientes em estado grave (UTI) e outros 621 em leitos normais. 

O número total de mortos pelo Covid-19 na grande Paris, até o momento, é de 10.945 pessoas. A França inteira contabiliza 29.603 mortes. 

Como está a vida após o confinamento?

Após três meses de gestos de distanciamento, os franceses finalmente começaram a voltar a vida "normal". De acordo com o Ministério da Saúde do país, o vírus continua a circular, mas de maneira muito reduzida. Se no início da epidemia uma pessoa doente contaminava 3, hoje um doente contamina apenas 0,5 pessoas no país.

A diminuição das contaminações acontece graças ao confinamento (com alta taxa de adesão na França) além dos gestos de distanciamento social. 

Atualmente, o uso de máscara, por exemplo, continua obrigatório no transporte público. Em supermercados e lugares fechados, o uso da máscara não é obrigatório, mas altamente recomendado. Se no início da epidemia a França enfrentou uma penúria de máscaras, hoje elas são encontradas à venda em qualquer lugar, com facilidade. 

Os franceses passaram também a redobrar a atenção com a higiene. O álcool gel passou a ser rotina na vida da população, na entrada de empresas, bares, restaurantes, no transporte ou qualquer outro lugar de grande circulação. 

Paris também mudou de rostos com o desconfinamento. Com as fronteiras fechadas para o mundo (abriram no último dia 15/06 apenas para países europeus), não se vê turistas circulando como antes pela capital francesa. As ruas sempre agitadas e lotadas de visitantes, agora são ocupadas apenas pelos moradores, que disputam espaço num balé de bicicletas, agora o meio de transporte preferido dos parisienses.

Outra mudança drástica em Paris é com relação aos aeroportos. Durante o confinamento apenas o aeroporto Charles de Gaulle estava operando, mais com capacidade mínima de voos. Hoje, Charles de Gaulle continua operando timidamente, e o Aeroporto de Orly, fechado durante todo o confinamento, deve começar a operar gradativamente apenas no dia 26 de junho. 

E você pode me perguntar: como está a clima de desconfinamento em Paris e na França como um todo? Eu te respondo: muito otimista! Muito mais otimista do que o imaginado. Na cultura francesa a palavra liberdade é a mais importante. Confinar um francês por três meses jamais aconteceu na história democrática do país.  Existe um clima de felicidade geral com a diminuição dos casos e a chegada do verão. 

Depois de meses de solidão e ainda com os gestos de distanciamento social presentes, os franceses começam finalmente a degustar o sabor da palavra "liberdade", com mais cautela para uns e menos para outros, bien sur! A vida em Paris e na França começa a voltar a "normalidade", mesmo que a ameaça do vírus continue a assombrar o país. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa