Pular para o conteúdo principal

Como validar seu diploma na França?


Se você tem um projeto de estudar ou trabalhar na França deve estar se perguntando: como validar meu diploma? Muita gente não sabe, mas o processo é simples e deve ser feito unicamente pela internet, através do site Education Nationale (Ministério da Educação da França). A vantagem de se fazer o pedido à distância é que você pode fazê-lo de qualquer lugar do mundo, sem precisar estar na França. 

Vale lembrar que a validação do diploma é um processo de reconhecimento dos seus estudos, uma equivalência do seu diploma comparado ao francês. 

Diplomas na área de saúde, como enfermeiros e algumas especialidades medicais, por exemplo, não podem ser validados através deste processo, pois são profissões regulamentadas e exigem que o candidato passe por testes antes de ter autorização de exercer sua profissão na França. A lista das profissões regulamentadas você encontra neste sitePara todas as outras profissões você pode pedir a equivalência do seu diploma pela internet. 

Quais documentos preciso para validar e pedir a equivalência do meu diploma na França?

  • Passaporte ou Titre de séjour válidos; 
  • Diploma ou certificado com data de início e de conclusão de curso. Para ter seu pedido aceito sem problemas, você deve solicitar à sua Universidade ou Instituição de ensino o seu histórico escolar com notas, disciplinas estudadas e atividades extracurriculares. Deve solicitar também um certificado de presença. O histórico escolar e certificado de presença são opcionais, mas indico que você os envie para não ter seu pedido negado. 
  • Justificativa de início e conclusão do curso.

É preciso traduzir os documentos para validar meu diploma na França?

Se a língua pela qual você se formou for inglês, alemão, espanhol, italiano, português ou árabe, você não precisa traduzir nenhum documento. Ou seja, se formou no Brasil, não precisa traduzir nada! 

Onde fazer o pedido?

Uma vez todos os documentos reunidos você deve acessar o site https://phoenix.france-education-international.fr/inscriptions e começar a preencher o formulário de inscrição. 

Ao terminar seu registro, você receberá um email com o seu número de inscrição. Você deverá guardar este número, pois será preciso dele para acompanhar o seu pedido e receber o documento de validação do seu diploma. 

Uma vez todos os dados preenchidos e documentos enviados pelo site, você receberá outro email com a fatura que deve ser paga. O custo para reconhecer o diploma na França é de 70 euros. Este valor pode ser pago com cartão, cheque ou transferência bancária. Eu recomendo fortemente que você use o cartão, pois o processo é mais simples e você não precisa enviar mais nada, tudo é automático. 

Preciso fazer algum teste?

Não. A equivalência de diploma na França é feita através da apresentação de documentos e do seu histórico escolar.  Também não é necessário falar francês para ter o diploma validado. Mas normalmente se você valida seu diploma na França é porque deseja estudar ou trabalhar aqui, ou seja, a maioria já tem uma noção da língua. 

Qual o prazo para ter meu diploma reconhecido na França?

O prazo máximo para você obter uma resposta é de 4 meses. Você pode acompanhar tudo pelo link que você receberá por email. Uma vez o processo concluído você receberá a resposta com um link para baixar o documento em pdf com a equivalência e validação do seu diploma na França. Você deve baixar este documento num prazo específico. 

E pronto! Agora você ja tem a sua equivalência de estudos na França, que pode ser útil caso você queira prosseguir seus estudos ou trabalhar na sua área.

Para maiores informações não deixe de visitar o site France Education, com as informações detalhadas de todo o processo.

Ainda não segue a gente lá no Instagram? Então clica aqui para ficar por dentro de tudo que rola em Paris e na França. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa